• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: bzwalissonp7qvu1
  • Perguntado 8 anos atrás

A construção do caráter moral está aliada a questões sentimentais que povoam todo o imaginário de crescimento da criança. Sendo assim, se elencamos um rol de vários sentimentos como amor, confiança, dentro outros, para a construção do querer agir moral do indivíduo, propomos neste desafio que você redija um pequeno texto discutindo a formação das crianças, no que tange ao seio familiar, escolar e social, e as punições que o Estado traz para todos, indistintamente, depois de adultos. Ou seja, é importante que seja discutido no texto a questão das diferenças sociais, por exemplo, que existem estampadas nas comunidades, e a maneira como o Estado trabalha com isso depois que as crianças dali se formam sem os sentimentos necessários para a construção do querer agir moral.

Orientação de resposta:
Para realizar este desafio, você deverá atender aos seguintes itens:

1 - refletir sobre família, educação e sociedade;
2 - articular essa questão com os problemas de diferença social;
3 - discutir criticamente a atuação do Estado em relação aos adultos que foram crianças sem esse mínimo de sentimentos ao redor

Respostas

respondido por: walissonpp44
16
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Se já admitimos que a formação do querer agir moral está associado a uma série de sentimentos partilhados desde a infância, precisamos reconhecer que a maneira de trabalhar os resultados da formação também devem ser distintos. Estamos dizendo que se acaso uma série imensa de crianças que não possuam essa atenção, depois que elas se tornassem adultas, sem esse querer agir moral formado, e por isso descumprirem regras, serem julgadas de maneira tão brutal? Como se fossem verdadeiros monstros sociais?

As famílias sem estrutura das comunidades, as escolas sem ajuda do Estado, não seriam elas mesmas as reprodutoras dessa realidade? É possível condenar uma pessoa por algo que ela sequer entende? Pois se o amor e a confiança, por exemplo, são moldes para a formação, quem não os possui nunca pode ser julgado por isso? Estamos punindo os verdadeiros culpados? Ou essa população nem é tão grande para que tenha importância política?

Assim, nossa reflexão a partir dos ensinamentos referentes à formação do caráter moral seria saber se, como alguns dizem, as pessoas já nasceriam com ou sem um caráter moral. Essa seria mais uma questão de construção cultural do que uma formação natural. Se os sentimentos trocados importam na construção da pessoa, o ponto de ataque do Estado estaria sendo negligenciado. Ora, o investimento em maior atenção à formação, parece, cientificamente, o caminho mais plausível, diferentemente dos investimentos em segurança pública.


solbrunelli: show
respondido por: zekysilveira
3

Resposta:

Alternativa de resposta:

Explicação:

É indiscutível a importância das grupos sociais aos quais a criança frequenta na formação de seu caráter moral. A própria etimologia da palavra "moral" remete a "costumes", ou seja, a moral é algo aprendido e não inato ao ser humano.

Desta forma, a educação que é fornecida à criança determinará os conceitos morais que ela virá a formar.

A grande questão é que nem todas as crianças possuem a vivência adequada com grupos sociais que lhes forneçam o ensinamento adequado em relação aos princípios morais adequados para uma sadia vida em sociedade. Muitas são frutos de lares desestruturados, que não dão importância à educação de seus filhos, ou mesmo em situações de abuso físico e psicológico.

Desta forma, é compreensível que quando chegue à fase adulta essa pessoa tenha raízes erráticas em relação aos princípios morais. Entretanto, embora compreensível não é aceitável que os comportamentos dela distinguam-se do restante da sociedade pois isso abriria um precedente perigoso quando tudo é permitido sob o pretexto da falta de educação.

O ponto negativo é que, como disse o professor na aula interativa, quando essa noção de moral não é devidamente construída na família, cabe aos demais atores sociais provê-la como escola, trabalho e até mesmo a polícia. Dessa maneira, esse processo é via de regra doloroso e muitas vezes traumático.

Perguntas similares