Respostas
Resposta:
Diversos estudiosos e pessoas respeitáveis da sociedade apontam a família como o marco principal de uma civilização. A ideia de família foi surgindo aos poucos, quando os primeiros seres humanos perceberam a necessidade de viver em harmonia e de, principalmente, iniciar a procriação das espécies.
Antigamente, as rotinas das famílias eram muito simples. Havia toda aquela tranquilidade no decorrer da vida. Porém, de alguns anos pra cá, o tempo mudou, acelerou e as famílias também sofreram a influência dessa realidade.
Se antes as pessoas andavam a pé, de charrete, pois não havia carros… Hoje temos centenas de automóveis e vários outros sistemas de transporte. Com esses sistemas de transporte, acabaram-se as ruas de “terra”. Agora temos muito asfalto. A criançada deixou de brincar na rua, hoje se divertindo com novos aparelhos tecnológicos.
Roda, pega-pega, esconde-esconde, passa anel, barra manteiga, bolinha de gude e outras brincadeiras não são mais comuns nas turmas de crianças atuais. Até o mesmo o número de filhos foi reduzido. No máximo, um casal prefere ter dois filhos.
Na família antiga, a vizinhança era considerada como se fosse parte da família. As reuniões e confraternizações sempre eram motivos de festa.