DESAFIO
A formação de indivíduos autônomos e conscientes passa pela alfabetização e pelo letramento. Isso porque um indivíduo que não lê e escreve, ou que o faz, mas não tem domínio sobre as situações comunicativas, torna-se marginalizado em uma sociedade cada vez mais textual. Nesse sentido, as ações de alfabetizar e letrar tornam-se instrumentos sociais e políticos.
Com base nisso, seu desafio é indicar, no mínimo, duas situações em que as pessoas utilizam conscientemente os conhecimentos da leitura e da escrita para exercer a cidadania.
Para resolver este desafio, você deverá seguir os seguintes passos:
1. Apontar quais são as suas escolhas.
2. Explicar como essas ações estão associadas à prática da cidadania.
Respostas
Dois elementos:
- Votar com consciência;
- Compreender direitos e deveres;
A cidadania é um direito de todos, através dela podemos fazer com que nossa ideias sejam ouvidas e que nossos desejamos se façam valer no dia a dia, é claro que uma pessoa que não sabe ler ou escrever tem os mesmos direitos e possibilidades, mas muitas das vezes desconhece eles.
Assim, a leitura e a escrita nos possibilita alcançar muito mais conhecimento do que apenas aqueles que nos dizem, nos permite ir além de ideias simplistas acerca de nossas vidas.
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país."
As ações de expressão da cidadania que utilizam os conhecimentos de leitura e escrita conscientes são variadas. Vejamos algumas: garantir as suas liberdades (ir e vir, expressão, etc.), direitos políticos (como o voto), habilitar-se como condutor de veículo automotor, ter conhecimento das leis do próprio país, garantir seus direitos e cumprir seus deveres, entre outros.
O apontamento dessas ações se deu porque se trata de elementos que compõem a cidadania, sem os quais as pessoas se tornam sem voz, socialmente dizendo, sendo que todos eles demandam conhecimento de leitura e escrita, não de forma mecanizada, mas de forma autônoma e consciente.