defina heresia. como os historiadores explicam o surgimento das heresias. E como a igreja fazia para combater as heresias?
Respostas
Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Fora do contexto da religião, uma heresia também pode ser um absurdo ou contrassenso.
A heresia acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas. A heresia surgiu com a Igreja Católica, no século XVIII, em especial no período da Idade Média, quando ela começou a sentir-se ameaçada por pessoas que criticavam seus dogmas e seus ensinamentos. A definição tanto da Igreja Católica como das Igrejas Protestantes, é que heresia é quando alguém é contrário as mensagens ensinadas por Jesus, e a heresia é dita na própria Bíblia.
Espero ter ajudado.
Heresia eram os movimentos religiosos considerados hereges, ou seja, contrários aos dogmas da igreja, que começaram a partir do século XII. Alguns apenas possuíam crenças divergentes da doutrina católic, enquanto outras representavam ameaças à forma de funcionamento da sociedade medieval. Exemplos eras os valdenses e os cátaros.
A igreja combatia eles com a chamada Inquisiçã, um sistema de tribunais para investigar e julgar pessoas acusadas de heresia. Os inquisidores, membros da Igreja com poder de processar e julgar os cidadãos, buscavam denúncias de heresia pela Europa. As pessoas poderiam ser acusadas da prática de religiões diferentes, imoralidade sexual, feitiçaria, homosexualidade, etc. O nível e a quantidade de punições variavam conforme o local e a época, mas a pena mais comum era a excomunhão.