• Matéria: História
  • Autor: laisarosalima
  • Perguntado 8 anos atrás

Estabeleça as semelhanças e as diferenças entre os três tipos de representação dos zigurates

Respostas

respondido por: kaue771p8d12r
47

A importância dos Zigurates e das Pirâmides

Os Zigurates e as Pirâmides são formas de templos para a Mesopotâmia e para o Egito, respectivamente.

Os zigurates são da época dos sumérios, os primeiros povos mesopotâmicos. Foram feitos com tijolos secados ao sol, e posteriormente com tijolos cozidos, e logo eram envernizados. Possuem formato de torres escalonadas, divididas em câmaras. Os sumérios acreditavam que esses templos eram morada dos deuses e por isso, somente os sacerdotes poderiam ter acesso a parte interna deles. Os mesopotâmicos achavam que quanto maior o templo, mais fácil era a transição dos deuses a terra e dos homens ao céu, já que o mesmo servia de ponte entre o paraíso e a terra, de acordo com a crença. Estas construções, além de servirem como templos religiosos, serviam também como locais de armazenagem de produtos agrícolas.

O zigurate da cidade de Ur é um dos que se conservam em melhor estado, graças a Nabucodonosor II, que ordenou sua reconstrução depois que os acádios o destruíram. O templo consistia em sete pavimentos e o santuário ficava no terraço. Acredita-se que na reconstrução tentou-se copiar a famosa Torre de Babel, hoje destruída. O templo era dedicado ao deus Nannar e à esposa do rei Nabucodonosor, Ningal. Sua imponente figura em meio à planície da cidade o transforma no centro social e religioso.

As pirâmides, para os egípcios, se equivaliam com os raios de sol sobre a Terra, então, os Faraós eram mumificados e postos em túmulos dentro delas, pois com isso, eles se elevariam e chegariam ao sol, para ficar com os deuses, em seu devido lugar. Elas foram feitas pelos escravos, com blocos de pedras calcárias, – pesavam mais de vinte toneladas e mediam dez metros de largura – possuem base quadrangular e por dentro, um labirinto e uma câmara funerária com os pertences do faraó.

Com estudos realizados, podemos afirmar que chegaram a existir mais de 170 pirâmides no Antigo Egito, sendo as mais famosas as pirâmides de Gizé, complexo piramidal no vale de Gizé perto da cidade do Cairo, atual capital do Egito. São famosas por se constituírem em uma das sete maravilhas do mundo antigo, por sinal a única que sobreviveu e que fez parte de todas as sete maravilhas denominadas no mundo antigo, medieval e moderno.

Tendo em vista as informações, podemos concluir que, tanto os zigurates quanto as pirâmides têm uma importância muito grande em relação à religião, e contribuíram grandemente para a cultura dos povos antigos. Atualmente, essas construções são visitadas por vários turistas e se apresentam como locais de estudos e de importantes descobertas dos historiadores.

respondido por: cassiane381
7

Resposta:

muito obg vou ate te da 5 estrelas

Perguntas similares