• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elainesecretari
  • Perguntado 8 anos atrás

Brincar é uma das maneiras mais naturais e divertidas de formar conhecimento. Até mesmo na adolescência e na fase adulta, é preciso nos sujeitarmos a novas experiências, dramatizações e a muita sujeira para testarmos ideias e aprendermos novas lições. Contudo, muitos pais ainda têm dúvidas ao lidar com as brincadeiras da criançada: o que é saudável para cada fase? Quando ter contato com a tecnologia? Para responder a essas e outras questões sobre o desenvolvimento infantil, leia o que trouxemos para você! Qual é a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil? É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem, facilitando a construção da autonomia, reflexão e criatividade. Dessa forma, a criança se desenvolve integralmente, abrangendo os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos. Portanto, as brincadeiras são vitais para o desenvolvimento infantil. Mas se você pensa que brincar se restringe à diversão, é hora de rever seus conceitos! Brincar vai além da recreação. Trata-se de uma dinâmica complexa, na qual a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo ao seu redor. Assim, o desenvolvimento ocorre com as trocas recíprocas. Além de brincar e se divertir, a criança desenvolve a memória, a atenção, a imitação e a imaginação, bem como a sua personalidade, inteligência e afetividade. As brincadeiras tradicionais fizeram e fazem parte da infância de toda criança. Contudo, trata-se de uma atividade que envolve conceitos e direcionamentos planejados dentro dos ambientes educacionais. Por meio da arte, é possível relacionar o brincar, os jogos e as brincadeiras com as mais diversas linguagens. Com base no texto e, partindo desta afirmação, disserte sobre a relação entre arte e brincadeiras tradicionais, levando em consideração os seguintes pontos: 1. A importância da ludicidade; 2. A interação e cultura infantil; 3. A arte e as brincadeiras tradicionais.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
12
Olá, 

 As brincadeiras são muito importantes para as crianças e se tornam cada vez mais necessárias em salas de aula. A ludicidade é necessária porque faz com que haja maior desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças, transformando as visões. 

   As brincadeiras lúdicas muitas das vezes envolvem a cultura, o que faz com que as crianças entendam melhor sobre os aspectos culturais que a envolvem, conhecendo o meio na qual estão envolvidos. 

  As brincadeiras tradicionais fazem com que a imaginação venha a tona, exercitando cada vez mais a arte na mente das crianças.
Perguntas similares