• Matéria: Sociologia
  • Autor: tainafreitas62841
  • Perguntado 8 anos atrás

(Ueg 2015) A reflexão sobre o poder político acompanhou a história da filosofia desde a antiguidade e o pensamento sociológico desde seu surgimento na sociedade moderna. Nos últimos anos vêm ocorrendo diversas manifestações, protestos e revoltas em todo mundo. A esse respeito, com base no pensamento filosófico e sociológico, verifica-se que a) esses processos revelam a incompetência do Estado em ser o “cérebro da sociedade”, o que confirma as teses de Durkheim. b) essas ações coletivas podem ser interpretadas como processos derivados da expansão de uma ética protestante, confirmando as análises de Weber. c) os movimentos contestadores atuais expressam um processo de vontade de potência que é corroborado pela filosofia kantiana. d) as lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx.

Respostas

respondido por: Feroz215
109
A alternativa correta é letra D
respondido por: winederrn
225

Olá, amigo(a)!

No mundo moderno, o sistema Capitalista divide as pessoas pela condição social (sociedade de pobres e ricos). Esta tese foi defendida por Marx (1818-1883), que defendia a presença do Estado para elaborar ações sociais que fossem capazes de diminuir as desigualdades decorrentes do capitalismo.

Nesta direção, podemos compreender que o pensamento sociológico de Marx se aplica aos dias atuais, onde o Capitalismo favorece aos mais ricos (donos dos meios de produção) e exclui os mais pobres (classe trabalhadora).

Nesta lógica, o Sistema Capitalista possui contradições já defendidas pelo referido autor.


Gabarito:

"d) as lutas sociais contemporâneas revelam as contradições da sociedade capitalista, o que estaria de acordo com a teoria de Marx".


Até a próxima!

Perguntas similares