Os sistemas do corpo humano trabalham em conjunto para a homeostasia corporal, isto é, a tentativa de manter a constância do meio interno. Um fator importante é a pressão arterial, a qual é regulada a curto prazo pelo sistema nervoso autônomo por meio do barorreflexo e do quimiorreflexo, e a longo prazo pelo sistema urinário por meio do aumento ou redução da perda de líquidos via urina. Apesar desses mecanismos regularem os valores pressão arterial, o indivíduo pode desenvolver a hipertensão arterial. Assinale a afirmativa que apresente corretamente a relação entre o medicamento anti-hipertensivo e seu mecanismo de ação?
Respostas
A sua questão está incompleta, porém as alternativas são essas:
a) Agonista adrenérgico: por ativar receptores relacionados com o sistema nervoso simpático, reduz a pressão arterial por causar aumento da filtração glomerular e da diurese.
b) Inibidor da ECA (enzima conversora de angiotensina): que reduz a produção de angiotensina II, diminuindo a quantidade do principal hormônio que eleva a pressão arterial a longo prazo.
c) Ativador de ECA (enzima conversora de angiotensina): que aumenta a produção de angiotensina I, aumentando a quantidade do principal hormônio que reduz a pressão arterial a longo prazo.
d) Agonista da angiotensina II: por ativar receptores nos rins, elevam a filtração glomerular para aumentar a perda de líquidos pela urina, causando queda do volume de sangue e da pressão arterial.
e) Diuréticos: atuam sobre o sistema nervoso autônomo reduzindo a ativação simpática para elevar a filtração glomerular e, assim, reduzir a pressão arterial.
E a resposta correta é a letra B)
A enzima conversora de angiotensina ou ECA é atua no sistema renina-angiotensina. A renina é liberada pelas células justaglomerulares e, ao encontrar o angiotensinogêio formam a angiotensina I que, na circulação, irá chegar até os pulmões e será convertido pela ECA em angiotensinogênio II e essa enzima irá se tornar um forte vasocontritor, aumentando a retenção de liquidos e elevando a pressão arterial
Inibidores da ECA irão inibir essa conversão impedindo que a ECA trabalhe.