• Matéria: Matemática
  • Autor: bobwonejuniorp8j1vq
  • Perguntado 8 anos atrás

quais fatores contribuiram para que a inglaterra fosse pioneira na revolução industrial?

Respostas

respondido por: karolinaits
31
A Inglaterra tinha grandes produções de carvão e ferro, além do desenvolvimento da indústria têxtil de artesanato de lã que promoveu o uso de recursos para o uso do algodão.
respondido por: paodemelfilho
4
  • Acumulo de capitais

O acúmulo de capitais foi um dos principais motivos do pioneirismo inglês no processo de industrialização. A partir do século XVI, burgueses ingleses conseguiram acumular capitais, principalmente, por meio da exploração comercial nas colônias da América e da África e, também, das relações comerciais com outros Estados europeus.

  • Disponibilidade de mão de obra

Os burgueses ingleses realizaram os chamados cercamentos das terras comunais, transformando-as em grandes propriedades privadas. Essas propriedades passaram, então, a ser utilizadas para fins comerciais, principalmente com a formação de pastagens para a criação de carneiros. Esses animais forneciam a lã, matéria-prima essencial para as indústrias têxteis inglesas.   Sem ocupação no campo, milhares de famílias camponesas partiram para as cidades em busca de trabalho, e, como não havia emprego para todos, formou-se uma multidão de desempregados. Aproveitando-se da difícil situação em que se encontravam essas pessoas, os empresários burgueses passaram a contratá-las para trabalhar em suas fábricas como operários, pagando baixos salários. Sem outras opções, esses trabalhadores se sujeitavam a longas jornadas de trabalho em troca de uma pequena remuneração.

  • Os recursos naturais

Outro fator determinante para a arrancada industrial da Inglaterra foi a abundância, em solo  britânico, de recursos minerais fundamentais para a indústria, como o ferro e o carvão. O carvão, por sua vez, tornou-se a mais importante fonte de energia, alimentando as máquinas a vapor que impulsionaram a industrialização.

Perguntas similares