Respostas
Apesar de seus 35 anos, a Apple tem a energia de uma empresa iniciante. Boa parte da capacidade da empresa de continuar entre as mais importantes do mundo se deve a Steve Jobs (foto), seu fundador. E não é exagero. Quando ele esteve afastado, a companhia quase quebrou.
Do chamado “bando dos quatro”, que reúne as empresas que ditam tendência no mercado de tecnologia hoje, a Apple é a única com mais de 20 anos. As outras são o Google, a Amazon e o Facebook. Depois da Apple, a mais antiga é a Amazon, que foi fundada em 1994.
Jobs liderou várias revoluções no mercado de tecnologia. O Apple II foi o equipamento responsável por levar o microcomputador para além do pequeno grupo de aficionados por eletrônica, tornando-o um produto de massa.
PUBLICIDADEinRead invented by TeadsO Macintosh popularizou a chamada interface gráfica do usuário (desenvolvida no Palo Alto Research Center, da Xerox), usando mouse, ícones e janelas muitoantes do Windows, da Microsoft. Até o Macintosh, os usuários de computadores precisavam digitar os comandos para conseguir fazer alguma coisa.
O iPod tirou a música digital dos computadores, tornando-a portátil. Não foi o primeiro tocador de MP3, mas foi pioneiro em permitir que as pessoas carregassem toda a sua coleção de discos no bolso.
Enquanto as gravadoras quebravam a cabeça para achar um modelo de negócios viável para a música digital, a Apple, uma empresa de tecnologia, acabou se tornando a maior varejista de músicas do mundo.