• Matéria: Geografia
  • Autor: laurea2
  • Perguntado 8 anos atrás

quais as principais ações humanas que ameaçam o pantanal

Respostas

respondido por: levialighieriowwkaa
11
Pesca comercial, torneios de pesca desportiva, pecuária de bovinos, caça e tráfico de espécies ameaçadas, turismo descontrolado, desmatamento, poluição dos garimpos e poluição por compostos agro-industriais que afetam a água.

espero ter ajudado, bjs . .
                                      ω

laurea2: obrigada vc me ajudou e muito
laurea2: eu pesquisei no Google e não achei
laurea2: muito obrigada
laurea2: quais atitudes que podemos tomar para que a devastação diminua ?
respondido por: rooneypacheco41
0

2 ° Resposta:

1. Cobrar o imposto rural

Uma das razões para o desmate ilegal na Amazônia é a especulação fundiária. O posseiro derruba uma floresta de área pública para demarcar território, para demonstrar que usa as terras e, posteriormente, regularizá-las. Segundo Barreto, já existe uma ferramente para frear essa especulação: o Imposto Territórial Rural (ITR). Só que o ITR é amplamente sonegado. Um estudo do Imazon no Pará, extrapolado para a Amazônia, mostra que o governo poderia arrecadar R$ 1 bilhão cobrando efetivamente o imposto. Mais dinheiro em caixa e, de quebra, reduz a pressão pela especulação da terra, diminuindo o desmatamento.

2. Expandir a Moratória da Soja para o Cerrado

A Moratória da Soja é a mais bem-sucedida medida criada por empresas privadas para combater o desmatamento. Trata-se de um acordo setorial entre produtores e compradores de soja, mediado por ONGs e governo. Os compradores se comprometem a não comprar soja de nenhuma propriedade que foi desmatada. Desde que entrou em vigência, a área de soja no bioma amazônico triplicou – mas apenas 0,8% desse avanço ocorreu em áreas de desmatamento recente. Por isso, a moratória é considerada um sucesso. No entanto, ela só se aplica em propriedades que estão na Amazônia. Por que não expandir o compromisso para o Cerrado, que enfrenta desmatamento crescente?

3. Fechar o mercado para a carne ilegal

O que acontece com as áreas desmatadas na Amazônia? A maior parte vira pasto para a pecuária de corte. Ou seja, muito da carne consumida em todo o país tem origem na destruição da floresta. Mas há também muitos pecuaristas corretos, como já mostramos em reportagem. Existe tecnologia para rastrear a carne, identificar frigoríficos e saber a origem de cada produto. Essa tecnologia precisa ser ampliada e chegar aos supermercados – para o consumidor ter a garantia de que está comprando uma carne que não participa da destruição da floresta.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares