• Matéria: Direito
  • Autor: andrezagse
  • Perguntado 7 anos atrás

A inflação passada foi a fonte básica dos aumentos de preços até junho de 1994. A inflação inercial foi conseqüência dos vários anos de convívio com elevações de preços que acabaram provocando o uso generalizado da indexação.

Da mesma forma, a economia relativamente fechada, resultante das restrições às importações, reduziu o papel da taxa de câmbio como fator de determinação de preços e salários. As políticas protecionistas resultaram em mercados de trabalho e de produtos oligopolizados.

Os agentes econômicos envolvidos com o estabelecimento de preços e salários adotaram estratégias para operar sob condições de inflação elevada crônica.

O principal mecanismo de formação de preço nesta economia altamente inflacionária foi o uso de uma moeda estrangeira como unidade de conta. Entretanto, em contratos celebrados entre residentes no Brasil as obrigações monetárias só puderam ser constituídas em moeda corrente nacional.

Em 1994, os preços e salários foram fixados com o uso de diversas formas de indexação, com o objetivo de reduzir os custos de transação associados à inflação elevada.

Assim, a inflação brasileira debilitou a capacidade do dinheiro de servir como reserva de valor, tornando grandes os mecanismos formais e informais de indexação, bem como o grau de sofisticação do sistema financeiro.

A partir do plano de estabilização dos preços (Plano Real) instituído no Brasil nos anos de 1990, foi possível controlar a inflação, e assim verificar algumas particularidades dentro da economia nacional, efeito esse que permitiu que as famílias brasileiras utilizassem um instrumento de controle dos gastos, conhecido popularmente como planejamento financeiro. No entanto, esse conceito é muito utilizado na teoria do consumidor como índice econômico para determinar o nível de satisfação, sujeito à renda disponível para consumo. Imagine, então, que, por algum motivo, a inflação suba e os salários não sejam corrigidos ao mesmo tempo. Neste sentido fundamente qual o efeito disto para as famílias que recebem salário mínimo? Será que somente elas seriam afetadas?

Respostas

respondido por: pissurnof
4
Como conceito, inflação refere-se ao aumento generalizado dos preços em relação à determinada moeda. Normalmente, ela se dá em resposta ao aumento do poder aquisitivo da população ou a um aumento dos custos de produção

Se a inflação se dá no segundo caso, mas não ocorrem aumentos salariais compensatórios, o resultado natural é uma crise em larga escala para a economia em questão. Com o dinheiro valendo menos, menor quantidade de produtos poderá ser adquirida. Para uma família que vive apenas por meio de um salário mínimo, o efeito disto é desastroso, podendo causar até mesmo fome.
Perguntas similares