Respostas
A glândula supra renal tem vários papéis metabólicos no corpo humano. Nossas duas glândulas supra renais podem ser encontradas na parte superior cada um dos nossos rins. Juntos, eles liberam os hormônios que nos ajudam a metabolizar, atuam na maturação sexual à medida que crescemos, além de responder ao estresse. Este último pode ser conhecido como a resposta primitiva de “luta ou fuga”. É a reação do joelho que nós conseguimos ao ver um estímulo que ameaça a vida. O Cortisol é a chave para coordenar os processos que nos permitem lutar ou fugir deste perigo percebido. Existe um evidente valor evolutivo para poder fazer isso. Qualquer coisa que encurte o tempo em que podemos engajar nossos músculos e correr, provavelmente aumentará nossa chance de sobrevivência.
Um sentimento em que podemos estar familiarizados é o foco intenso que sentimos quando estudamos para um exame a noite anterior. O cortisol é em grande parte responsável por esse sentimento de angústia. Apesar de todas as conotações negativas associadas ao estresse, em quantidades normais, os hormônios do estresse nos permitem focar melhor para realizar as tarefas em questão.
Assim, as glândulas supra renais desempenham um papel funcional em nosso estado de alerta, crescimento e muito mais. Os principais produtos liberados pelas glândulas supra renais são cortisol, epinefrina, aldosterona e andrógenos adrenais, ou hormônios sexuais. Vamos discutir cada um com mais detalhes.