Respostas
A região do Oriente Médio onde hoje se localiza os países do Iraque, Kuwait, Síria e a parte sul da Turquia, junto com o Egito formava uma área cujo formato lembra um arco parecido com a Lua em quarto crescente. Nesta região, em forma de arco, muito conhecida por Crescente Fértil devido à boa qualidade de suas terras que eram excelentes para a agricultura, estava a Mesopotâmia. Composta por quatro principais civilizações, sumérios, acádios, babilônios e assírios, localizava-se entre dois rios, o Rio Tigre e o Rio Eufrates, numa planície desértica com temperaturas elevadíssima, porém contava também com áreas pantanosas, e foi berço, há milhares de anos, de povos, além daqueles, como hititas e caldeus. Estes povos viviam em aldeias e sobreviviam da agricultura. Os caldeus, assim como os hebreus, faziam parte de uma etnia denominada de semitas, daí já podemos imaginar a influência da cultua mesopotâmica em certas tradições hebraicas.
Estas aldeias, mais ou menos 4000 a.C. transformaram-se em cidades autossuficientes e com governos próprios, e, ao longo do tempo os líderes destas cidades passaram a ter, além do poder politico, o poder religioso sobre seu povo.
O poder de quem governava ficava restrito apenas à sua cidade. Por isso que muitos denominam estes centros urbanos como cidades-Estado. Cada uma destas cidades tinham suas próprias regras, seu próprio sistema de governo, apesar de todas apresentarem, em certo grau, características comuns.
Até metade do século XIX o que se sabia a respeito destes povos que viveram na Mesopotâmia no período a.C. era o que constava da Bíblia, nos livros do antigo testamento. Um arqueólogo e cônsul francês chamado Paul Émile Botta, começa, em 1843, a pesquisar nas localidades da antiga cidade de Nínive. Sua maior descoberta foi o palácio do rei assírio Sargão II, Dur Sharrukin, no atual Iraque. A partir deste ano iniciou a arqueologia de campo em larga escala da antiga Mesopotâmia. Foram encontrados, desde então, diversos sítios arqueológicos revelando que a região fora explorada por diversos povos e culturas.
Resposta:
Vou lhe dar alguns tópicos e você cria a resposta.
Explicação:
Condição de vida das mulheres na Mesopotâmia
As mulheres na Mesopotâmia eram consideradas inferiores, mas ainda sim, tinham mais direitos que as da maior parte das civilizações da época.
Os especialistas acreditam que nos poucos casos em que as rainhas assumiram o trono foi porque não havia sucessores homens.
Elas podiam executar as mesmas funções que os homens.
Elas podiam se casar com quem desejassem e se divorciar.
Podiam adquirir bens próprios.
Eram livres para sair em público sem proibições.
Na maior parte das vezes, as mulheres se vestiam com vestidos longos e cobriam o rosto, porém as criadas, escravas e prostitutas eram proibidas de cobrir o rosto, ou seriam castigas com chibatadas.
Elas podiam agir em justiça e podiam ser defensoras ou testemunhas.
As mulheres ou se casavam ou se tornavam concubinas ou viravam sacerdotisas e dedicavam a vida a religião.