• Matéria: História
  • Autor: juliasantos1232
  • Perguntado 8 anos atrás

Me falem um texto sobre as mulheres na mesopotâmia ME AJUDEM

Respostas

respondido por: Francielly20052106
1

A região do Oriente Médio onde hoje se localiza os países do Iraque, Kuwait, Síria e a parte sul da Turquia, junto com o Egito formava uma área cujo formato lembra um arco parecido com a Lua em quarto crescente. Nesta região, em forma de arco, muito conhecida por Crescente Fértil devido à boa qualidade de suas terras que eram excelentes para a agricultura, estava a Mesopotâmia. Composta por quatro principais civilizações, sumérios, acádios, babilônios e assírios, localizava-se entre dois rios, o Rio Tigre e o Rio Eufrates, numa planície desértica com temperaturas elevadíssima, porém contava também com áreas pantanosas, e foi berço, há milhares de anos, de povos, além daqueles, como hititas e caldeus. Estes povos viviam em aldeias e sobreviviam da agricultura. Os caldeus, assim como os hebreus, faziam parte de uma etnia denominada de semitas, daí já podemos imaginar a influência da cultua mesopotâmica em certas tradições hebraicas.

Estas aldeias, mais ou menos 4000 a.C. transformaram-se em cidades autossuficientes e com governos próprios, e, ao longo do tempo os líderes destas cidades passaram a ter, além do poder politico, o poder religioso sobre seu povo.

O poder de quem governava ficava restrito apenas à sua cidade. Por isso que muitos denominam estes centros urbanos como cidades-Estado. Cada uma destas cidades tinham suas próprias regras, seu próprio sistema de governo, apesar de todas apresentarem, em certo grau, características comuns.

Até metade do século XIX o que se sabia a respeito destes povos que viveram na Mesopotâmia no período a.C. era o que constava da Bíblia, nos livros do antigo testamento. Um arqueólogo e cônsul francês chamado Paul Émile Botta, começa, em 1843, a pesquisar nas localidades da antiga cidade de Nínive. Sua maior descoberta foi o palácio do rei assírio Sargão II, Dur Sharrukin, no atual Iraque. A partir deste ano iniciou a arqueologia de campo em larga escala da antiga Mesopotâmia. Foram encontrados, desde então, diversos sítios arqueológicos revelando que a região fora explorada por diversos povos e culturas.


juliasantos1232: Muito obg
Francielly20052106: Dn
respondido por: Helenadf
0

Resposta:

Vou lhe dar alguns tópicos e você cria a resposta.

Explicação:

Condição de vida das mulheres na Mesopotâmia

 As mulheres na Mesopotâmia eram consideradas inferiores, mas ainda sim, tinham mais direitos que as da maior parte das civilizações da época.

  Os especialistas acreditam que nos poucos casos em que as rainhas assumiram o trono foi porque não havia sucessores homens.

 Elas podiam executar as mesmas funções que os homens.

 Elas podiam se casar com quem desejassem e se divorciar.

 Podiam adquirir bens próprios.

 Eram livres para sair em público sem proibições.

 Na maior parte das vezes, as mulheres se vestiam com vestidos longos e cobriam o rosto, porém as criadas, escravas e prostitutas eram proibidas de cobrir o rosto, ou seriam castigas com chibatadas.

 Elas podiam agir em justiça e podiam ser defensoras ou testemunhas.

 As mulheres ou se casavam ou se tornavam concubinas ou viravam sacerdotisas e dedicavam a vida a religião.

Perguntas similares