Registros fósseis apontam que aproximadamente há 4 milhões de anos as primeiras formas de vida habitaram a Terra, não possuía a atmosfera como hoje conhecemos portanto esses seres primitivos possuíam características que os permitia sobreviverem aqui. Chamados procariontes, estes seres unicelulares foram impulsionados evolutivamente até darem origem aos seres eucariontes. Os processos metabólicos desses organismos primitivos foram se adaptando as mudanças ocorridas no ambiente, assim passaram a existir micro-organismos classificados como aeróbios (aqueles que obrigatoriamente fazem uso do oxigênio como aceptor final de elétrons) e anaeróbios estritos (não conseguem viver na presença de oxigênio), anaeróbios aerotolerantes (não utilizam, mas são capazes de sobreviverem na presença de oxigênio) e anaeróbios facultativos (podem utilizar tanto oxigênio quanto outro aceptor final de elétrons, por exemplo carbonato, sulfato, piruvato, acetaldeído, etc.). Então diante do questionamento de como surgiram os seres eucariontes duas teorias principais foram formuladas: autogênica e endossimbiótica. Estas teorias intuem explicar como esses procariontes primitivos deram origem aos eucariontes a partir das transformações físicas, químicas e estruturais. A autogênica, como o próprio nome sugere propõe que os eucariotos surgiram de mudanças ocorridas nestes próprios procariotos primitivos de modo que tais transformações o afetaram o suficiente para a evolução em um novo ser. Já a endossimbiótica justifica o surgimento dos eucariontes a partir de um combinado de organismos relacionando-se entre si.
Considerando o contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Sem o surgimento do oxigênio na atmosfera, oriundo em sua maioria do processo fotossintético realizado por alguns procariontes, não haveria o desencadeamento do processo de aumento de complexidade destes organismos, dada a pressão seletiva do próprio ambiente, dentre outros fatores, de onde se originaram os primeiros eucariontes.
( ) Os primeiros procariontes surgiram há cerca de 4 milhões de anos, enquanto que somente 2,5 milhões de anos depois dos primeiros procariontes surgiram as primeiras células nucleadas, evidenciando um processo evolutivo adaptativo lento e progressivo. Fornecendo a majoritária parte do oxigênio que os seres aeróbios respiram, as cianobactérias, bactérias autótrofas fotossintetizantes (possuem clorofila e outros pigmentos), foram responsáveis pelo aparecimento do oxigênio no planeta.
( ) De acordo com a proposta autogênica de surgimento dos seres eucariontes, a priori ocorreu a formação de sistemas de endomembranas por meio de invaginações na membrana plasmática dos procariotos percussores. Outras membranas evoluíram para envolver o material genético de modo a formar o núcleo bem como produzir organelas. Afinal a grande diferença entre os eucariotos e procariotos é a presença das organelas membranas, a exemplo da membrana nuclear na qual o DNA fica armazenado.
( ) A hipótese endossimbiótica defende que um ser eucarionte originou-se da evolução conjunta de vários procariontes que se relacionaram por meio de associações endossimbióticas, contudo não evidencia o surgimento das organelas membranares, pois caminhando na direção desta teoria algum organismo iria assumir a função de formação de núcleo, por exemplo,no ser eucarionte.
( ) Ambas teorias, autogênica e endossimbiótica, explicam a origem do núcleo e das demais organelas celulares não dos organismos eucariotos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
respondido por:
36
Resposta:
letra C V V V V F corrigida pelo AVA
respondido por:
5
Resposta:
Alternativa C : V V V V F
Explicação:
Corregido pelo AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás