leia a seguir um texto sobre o músico benjamin clementine, publicado na revista serafina, do jornal folha de S. paulo. a) substituta o símbolo ☆ pela forma adequada entre as possibilidades - à(s) e ao- indique cada uma delas
Respostas
Vamos por trechos:
O menino negro atravessa com pés descalços o corredor frio e senta-se à frente do instrumento.
Sem hesitar, pressiona as primeiras teclas e da sua boca irrompe um som profundíssimo.
A cena nunca aconteceu, mas não é difícil imaginá-la ao ouvir pela primeira vez "At Least For Now", álbum de estreia do inglês Benjamin Clementine, cantor e compositor de 27 anos que, depois de morar na rua em Paris, arrebatou a Inglaterra em 2015.
Benjamin senta-se ao piano sempre descalço e canta poesias guardadas lá no fundo. "É como toco em casa de manhã", diz.
Criado pelos pais ganeses em Edmonton, uma das áreas mais violentas de Londres, Benjamin contou à Serafina que só se sentiu verdadeiramente amado e aceito quando saiu de casa.
Com problemas com a família religiosa, para a qual deixar o cabelo crescer é uma afronta ao cristianismo, e sofrendo bullying na escola por ser "feminino," mudou-se em 2010 para Paris.
Do dia para a noite passou a lotar apresentações França afora.
Ainda desconhecido do público inglês, foi convidado a participar de um programa televisivo da BBC na mesma noite em que se apresentaria sir Paul McCartney.
Nela, Benjamin afirma que já teríamos ouvido sua voz antes, ironizando a surdez do mundo em relação a quem historicamente clama por atenção desde sempre. "Eu mentiria se dissesse que sei como meus ancestrais afetam a minha forma de fazer as coisas, mas sei que eles estão em mim", conta.
(Esse é um texto de autoria de Danilo Rezende)
Fazendo a substituição do símbolo ☆ por à(s), a(s) e ao, temos:
a / à / as / A / ao / a / à ou a / a / ao / a / a / a / a / a / as / à / ao / a
Crase
A crase é o nome dado ao fenômeno de fusão da preposição "a" com o artigo "a" ou com os pronomes "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo".
Os casos de ocorrência da crase no texto lido são:
- "senta-se à frente" => a expressão "à frente" é uma locução adverbial de lugar com núcleo feminino;
- "contou à/a Serafina" => nesse caso, a crase é facultativa, pois antecede um substantivo próprio feminino;
- "condolências à insegurança" => nesse caso, a crase é obrigatória, pois o substantivo "condolências" rege a preposição "a", e o substantivo "insegurança" admite o artigo "a"; logo, ocorre a fusão que origina a crase.
Nos demais casos, ou há apenas o artigo "a" ou apenas a preposição "a". Por isso, não ocorre crase.
Mais sobre crase em:
https://brainly.com.br/tarefa/2724988
https://brainly.com.br/tarefa/8104832
#SPJ3