O multiplicador bancário ou multiplicador monetário ou, ainda, "efeito multiplicador do crédito" corresponde à relação entre oferta de moeda e base monetária existente em determinado momento no sistema econômico. Traduz a capacidade dos bancos de ampliar a base monetária através do crédito. O multiplicador dos meios de pagamento, como também é conhecido, é uma variável que sintetiza o mecanismo de multiplicação da base monetária pelo processo de criação de moeda operado pelos bancos comerciais, ou seja, o multiplicador calcula a quantidade máxima de dinheiro que um depósito inicial pode se expandir em uma dada taxa de reserva. O multiplicador monetário mantém, portanto, relação direta com o montante dos depósitos efetuados.

Analise as afirmações:

I. Encaixe é o percentual de dinheiro que o banco deixa reservado para atender eventual demanda de seus clientes.

II. Drenagem é o valor financeiro que o banco cobra para intermediar as operações entre o banco central e os clientes.

III. A taxa de compulsório é um percentual mínimo (do depósito recebido) que os bancos comerciais precisam, obrigatoriamente, guardar e é estipulada pelo Banco Central para garantir que os bancos comerciais tenham recursos suficientes para disponibilizarem aos seus clientes.


IV. O encaixe voluntário é o percentual que o banco comercial guarda (em seu próprio caixa), acima da taxa de compulsório para operações de juros e modular a taxa de câmbio.

V. Uma característica do encaixe voluntário é que ele tende a aumentar em momentos em que os bancos comerciais preveem que mais clientes vão fazer saques das suas contas.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
c. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. CORRETA.

Respostas

respondido por: jwcc
8
d. Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas. CORRETA.
Perguntas similares