(UFAC) O dióxido de enxofre é um subproduto da queima de combustíveis fósseis, podendo combinar-se com a água para formar ácido sulfuroso. Alternativamente, o dióxido de enxofre pode reagir com o oxigênio da atmosfera para formar trióxido de enxofre, que, por sua vez, forma em água o ácido sulfúrico.As reações de formação do dióxido de enxofre e do trióxido de enxofre e as respectivas variações de entalpia, ΔH, são:SO2(g) → S(s) + O2(g) ΔH = 297 kJ/molS(s) + 3/2 O2(g) → SO3(g) ΔH = –396 kJ/mol A formação de trióxido de enxofre a partir do dióxido de enxofre é dada pela reação:x SO2(g) + y O2(g) → z SO3(g) ΔH = wA alternativa que representa os valores indicados por x, y, z e w é:
Respostas
Resposta-
b) x = 1, y = 1/2, z = 1 e w = -99 kJ/mol.
A Lei de Hess diz que:
Em uma reação química, a variação da entalpia é sempre a mesma, quer ela ocorra em uma única etapa ou em várias. A variação da entalpia depende somente dos estados inicial e final.
Para montar as equações e aplicar a Lei de Hess, podemos fazer algumas alterações:
1°) as equações intermediárias devem estar de acordo com a reação global. Assim precisamos arranjar as equações na ordem que reagem ou são produzidas. Caso seja necessário inverter a reação, troca-se o sinal da ΔH;
2°) acertar os coeficientes também de acordo com a reação global. Se a equação for multiplicada, a ΔH também deve ser multiplicada pelo mesmo número.
3°) realizar o somatório para montar a reação global;
4°) somar os valores das ΔH das equações intermediárias para achar a ΔH da reação global.
Queremos determinar o valor da variação da entalpia da reação:
x SO₂(g) + y O₂(g) ⇒ z SO₃(g) ΔH = w
Balanceando:
1 SO₂(g) + 1/2 O₂(g) ⇒ 1 SO₃(g) ΔH = ?
Inverte a primeira equação:
SO₂(g) ⇒ S(s) + O₂(g) ΔH = +297 kJ/mol
Mantem a segunda equação:
S(s) + 3/2 O₂(g) ⇒ SO₃(g) ΔH = -396 kJ/mol
Somando as equações:
1 SO₂(g) + 1/2 O₂(g) ⇒ 1 SO₃(g) ΔH = ?
ΔH = 297 - 396 = -99 kJ
b) x = 1, y = 1/2, z = 1 e w = -99 kJ/mol.