UFRGS 2015 A política para o desenvolvimento do governo Getúlio Vargas, no período do Estado Novo, priorizou
Respostas
O governo Vargas queria desenvolver a industrialização no país, para isso o governo investiu muito na indústria de base, principalmente nas siderúrgicas.
A industrialização era moldada pela politica de substituição de importação, já que no período as importações estavam difíceis por causa da grande depressão e da segunda guerra mundial.
Vargas criou várias empresas como a companhia siderúrgica nacional, que iniciou a construção da usina de Volta Redonda, criou o conselho nacional do petróleo e a companhia hidrelétrica do São Francisco.
A política para o desenvolvimento do governo Getúlio Vargas, durante o Estado Novo foi o desenvolvimento interno através da industrialização e da presença de um Estado forte.
Estado Novo
O Estado Novo foi a última fase da Era Vargas e foi marcado pelo grande centralismo político e pela grande presença estatal na economia.
O centralismo da máquina política e administrativa foi o maior propósito do governo nesse período, constatado pela criação do Departamento de Administração do Serviço Público, que aumentava a presença do Estado no controle administrativo.
O governo pretendia implantar a estrutura fundamental para a arquitetura da indústria de base no Brasil. As estatais facilitariam a expansão das empresas de bens duráveis e não duráveis, para que o país alcançasse significativa autonomia econômica industrial.
Até a decisão de qual lado ficar na Segunda Guerra Mundial foi tomando vista de quem poderia oferecer mais benefícios industriais para o Brasil. O apoio estadunidense para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional foi essencial para o apoio brasileiro aos Aliados.
Saiba mais sobre "Estado Novo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23144740
#SPJ3