• Matéria: Pedagogia
  • Autor: andrejmasiero
  • Perguntado 8 anos atrás

“O espetáculo se baseia na história de um mestre capoeirista do início do século XX para recriar o clima e a cultura dos rituais afro-brasileiros. Manoel Henrique Pereira, nascido em 1885 e conhecido como o capoeirista Besouro Mangangá, ou simplesmente Cordão-de-Ouro, é citado no livro Mar Morto, de Jorge Amado. O interesse pela personagem faz o compositor e letrista Paulo César Pinheiro empreender uma pesquisa que leva ao texto teatral e à composição de dez músicas para o espetáculo, cada uma delas homenageando um toque de berimbau da capoeira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2017.


De acordo com o texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos, as artes têm reconhecido a centralidade das tensas relações étnico-raciais que acompanham a nossa formação social e cultural. Sobre a peça Besouro Cordão-de-Ouro, analise as afirmativas a seguir.


I. O lendário capoeirista Manoel Henrique Pereira, mais conhecido por Besouro Cordão-de-Ouro, viveu no Brasil pós-abolicionista.


II. A história de Besouro Cordão-de-Ouro é representada por meio de teatro e filme atualmente e além de ressaltar aspectos da biografia do famoso capoeirista, narra sobre história do povo negro no Brasil.


III.A história de Besouro Cordão-de-Ouro tornou-se muito conhecida e atualmente é representada artisticamente, pois a biografia do capoeirista é integralmente contada sem a perspectiva do sofrimento e da resistência.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
23
Bom dia !


A obra de Besouro é muito conhecida, pois, da forma, personalidade e emoção aos aspectos culturais da capoeira e da cultura negra.

Ela permite a exploração da história pós abolicionista do Brasil, onde o negro, mesmo liberto das correntes da escravidão, fica preso às correntes do preconceito e da criminalidade.

Besouro ficou conhecido por desafiar os policiais e lutar com eles, tornando-se assim, uma ameaça e também um inimigo.

A história é rica em representações culturais, aliadas ao misticismo e religiosidade trazida pelos negros, e também, retrata o sofrimento em uma perspectiva de resistência.


Neste sentido, são verdadeiras apenas as afirmativas I e II.

simonejeanmathp6zh72: Obrigada!
Perguntas similares