• Matéria: Português
  • Autor: brenotomazp9m9uo
  • Perguntado 7 anos atrás

Fernanda leu aquele livro enorme em um dia? Predicativo do objeto ou adjunto adnominal?

Respostas

respondido por: JoaoGHJustino
1
Primeiro, devemos ter noção do que é um adjunto adnominal e do que é um predicativo do objeto. Um adjunto adnominal é um termo que caracteriza, atribui especificações ou determinações somente a um substantivo, essa relação de especificação, determinação ou caracterização é feita por um adjetivo, artigo, locuções adjetivas, numerais adjetivos ou pronomes adjetivos, ou seja, esses termos sintáticos podem assumir a função de adjunto adnominal. Além do mais, os adjuntos adnominais se ligam diretamente ao substantivo, ou seja, sem preposição, e se substituímos o substantivo por um pronome substantivo perceberemos que se o termo que estiver ao lado dele for um adjunto adnominal este sumirá.
Um predicativo do objeto é um termo que caracterizará o objeto direto, raramente o objeto indireto, e somente aparecerá em predicados verbos-nominais, no entanto, percebemos que o predicado da oração apresentada é somente verbal pois expressa uma ação.
Portanto, matamos a charada, "enorme" nessa situação é adjunto adnominal e não predicativo do objetivo, pois ele está caracterizando um substantivo que é "livro" e se retirarmos o substantivo e substituirmos por um pronome substantivo este adjunto adnominal sumirá, veja só, vou fazer essa substituição:

Fernanda leu-o.

Veja bem, o adjunto adnominal sumiu quando substituímos o substantivo por pronome substantivo.

Espero ter ajudado, e lembre-se, você é capaz de sacudir o mundo, :)
Perguntas similares