• Matéria: Geografia
  • Autor: Gabyzinha8609
  • Perguntado 8 anos atrás

Texto para as questões 2 e 3. No romance O coronel e o lobisomem, o narrador-protagonista, chamado Ponciano de Azeredo Furtado, narra suas aventuras e façanhas como proprietário da fazenda Sobradinho, que ele herdara do avô. No trecho abaixo, Ponciano relata o momento em que, algum tempo depois de receber a herança, ele e seu advogado estão finalmente concluindo a documentação que define as divisas de suas terras com as dos fazendeiros vizinhos. Valeu a pena o trabalho. Pernambuco Nogueira, a poder de leis e artimanhas, não só limpou as propriedades de agravos e roubalheiras, como adentrou suas leis em terra que não era minha. Refuguei: — Sou lá homem disso, doutor! Quero só o que é meu. Mas um aguardenteiro de nome Cicarino Dantas, com engenho de cachaça em Paus Amarelos, quis jogar a demanda no terreno do atrevimento. Avisaram a ele: — Esse Ponciano é o tal que em dia dos antigos estuporou um valentão de circo de cavalinhos. Deu de ombros. Não levava medo de homem, coisa que acabou desde a inventoria do pau de fogo. Era camarada vingancista e garantiu que o coronel do Sobradinho não pegava o tempo das águas com vida no corpo. Como fosse mês de agosto, aproveitei para fazer ironização: — Pois diga a esse boi de chocalho que ainda tenho mês e meio para rebentar o chifre dele. José Cândido de Carvalho. 0 coronel e o lobisomem. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. p. 19-20. 2. Considere, no texto, as palavras roubalheiras (1° parágrafo) e aguardenteiro (32parágrafo) e responda aos itens a e b. a) 0 verbo roubar é uma palavra primitiva, da qual se forma, por derivação regressiva, o substantivo roubo e, por derivação sufixai, o substantivo roubalheira. No contexto da narrativa, seria válido substituir roubalheira por roubo? Justifique. b) Considerando que aguardente é sinônimo de cachaça, seria adequado, no contexto da narrativa, substituir aguardenteiro por cachaceiro? Justifique.

Anexos:

Respostas

respondido por: Garcias29
29

 

a)      A palavra roubalheira parece encaixar melhor na situação descrita, por se tratar de terras as que estão sendo apoderadas e por estarem planejando uma briga por causa disso. Levando em conta que o significado de roubalheira é um grande roubo escandaloso.


b)      As palavras são sinônimas, mas as derivações possuem sentido diferenciado, o cachaceiro é aquele que vive bebendo cachaça. Já o aguardenteiro é uma pessoa que possui uma fabrica de aguardente, podendo ser também uma pessoa que se emprega com a bebida, mas, no caso do texto  a pessoa dita como aguardenteiro é um dono de engenho.

Perguntas similares