• Matéria: Geografia
  • Autor: MariaEduardaTourina
  • Perguntado 8 anos atrás

As macroestruturas geológicas das diferentes regiões do mundo podem ser divididas em três grupos: os escudos cristalinos, que são conjuntos de rochas mais antigas, as bacias sedimentares, que são estruturas rochosas formadas pela deposição de sedimentos e os dobramentos modernos, que se caracterizam pela elevada altitude e pela intensa movimentação tectônica.

Com o auxílio dessas informações, é possível afirmar que


(A)
um dos mais famosos dobramentos modernos é a bacia amazônica.


(B)
os escudos cristalinos foram formados pela deposição de sedimentos de antigos ambientes marinhos, de praias, grandes vales, pântanos ou desertos.


(C)
o Brasil possui um relevo jovem, marcado por intensa atividade tectônica e, por isso, não apresenta uma estrutura geológica associada aos escudos cristalinos.


(D)
a Cordilheira dos Andes corresponde a um exemplo de dobramento moderno.


(E)
a Serra do Mar é uma estrutura sedimentar, ou seja, formada pela deposição de sedimentos.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
47
Olá, 

 (D) a Cordilheira dos Andes corresponde a um exemplo de dobramento moderno.

   O enunciado já explica muito sobre o que é desdobramento moderno, ou seja para identificarmos os desdobramentos modernos basta buscarmos áreas onde as cadeias de montanhas são altas, e que há constantes terremotos, ou seja indicam o movimento de placas tectônicas de forma relevante para modificar as estruturas do relevo. 

  Embora, a Amazônia possua os maiores picos montanhosos do Brasil, ela não pode ser classificada como um desdobramento moderno, já que não se encontra em área de constante movimento de placas.

MariaEduardaTourina: muito obrigada
respondido por: xBrown
0

Resposta:

letra (D)

a Cordilheira dos Andes corresponde a um exemplo de dobramento moderno.

Explicação:

Perguntas similares