Respostas
Resposta:
Assembleia Nacional Constituinte foi uma constituição criada pelo terceiro estado (camponeses, artesãos, burgueses) que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do primeiro (clero) e segundo (nobreza) estamentos ou estados. O rei Luís XVI aparentemente aceitou o funcionamento da Assembléia Nacional Constituinte, porém impôs a condição de que dela participassem os representantes do clero e da nobreza.
As principais medidas adotadas foram:
- Abolição dos direitos feudais.
- instituição do direito a igualdade perante a lei
- Instituição do direito a inviolabilidade da propriedade privada
- Nacionalização de bens do clero e elaboração da Constituição de 1791
- Separação de poderes, no qual o poder legislativo fosse concedido a uma assembleia eleita, o poder executivo fosse concedido ao rei e o poder judiciário fosse concedido aos tribunais.
Espero q lhe ajude !!
Explicação:
Podemos citar o confisco de bens da Igreja e a aprovação da "Constituição Civil do Clero" como duas medidas da Assembleia que contrariavam os interesses do clero francês.
Assembleia e o Clero Francês
Durante a revolução francesa, após a proclamação da Assembleia Constituinte, foram tomadas algumas decisões que foram de desencontro com o clero, levando até a condenação da revolução por parte do papa Pio VI.
As medidas que foram tomadas pela Assembleia que contrariavam os interesses clericais foi o confisco de bens da Igreja e a aprovação da Constituição Civil do Clero que visava reformar a Igreja Católica, transformando os clérigos em funcionários públicos.
Saiba mais sobre "Assembleia e o Clero Francês" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/26491365
#SPJ2