8) Houve também, uma produção cultural, artística e científica muito significativa neste período, perpassar pelos principais pensadores desta época histórica, é uma forma de também adentrar no pensamento do homem renascentista, que abre espaço para a secularização do mundo e um avanço sem precedente para as ciências.
“O renascimento é assim nomeado, por fazer uma retomada histórica às referências da antiguidade” (SHMIDT, 2005). Houve um interesse muito grande acerca dos escritos gregos para se compreender o homem no seu atual estágio. Foi uma forma de retomada a cultura antiga.
Houve todo um contexto histórico que contribuiu para que houvesse essa reflexão acerca do Homem, tais transformações foram à transição do feudalismo para o capitalismo mercantil (sec. XV) e “a ascensão da burguesia, que através da acumulação de capital advinda do comércio internacional, investia uma parte deste lucro na construção de palácios, igrejas e obras publicas” (ARRUDA, 1997, p. 110).
O exposto ressalta um período de grande importância para o desenvolvimento do homem. Considerando os conhecimentos adquiridos na disciplina sobre o período em questão, é possível afirmar que:
Alternativas:
Alternativa 1:
O Renascimento partilha da visão acética e triste da vida característica da Idade Média, ignorando os ideais impostos pela igreja e valorizando as vontades e prazeres do homem.
Alternativa 2:
O Renascimento foi um evento ocorrido no fim da Idade Média e responsável por estrear o homem moderno, ou seja, apresentar um novo modelo de ser humano inspirado no ideal greco-romano.
Alternativa 3:
No período Renascentista, o homem passa a ter um entendimento mais antropocêntrico do seu ser, ação essa que, por conseguinte, excluía a possibilidade da existência de Deus, o divino já não mais existia.
Alternativa 4:
O Renascimento foi a transição para a formulação de um outro entendimento do que seria o homem pautado no modelo greco-romano. Este, passa a ter uma visão mais teocêntrica e deixa de buscar seus próprios interesses.
Alternativa 5:
O Renascimento concede ao homem uma reformulação na forma com que ele se comportava e vislumbrava o mundo. Contudo, apesar de seus ideais revolucionários, o movimento não abalou o predomínio mental da Instituição mais bem organizada da Europa na época, a Igreja Católica.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 2:
O Renascimento foi um evento ocorrido no fim da Idade Média e responsável por estrear o homem moderno, ou seja, apresentar um novo modelo de ser humano inspirado no ideal greco-romano.
Explicação: pagina 15 livro Historia e cultura gastronômica Unicesumar
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás