• Matéria: Saúde
  • Autor: professoromualp9yrtt
  • Perguntado 8 anos atrás

Conforme o Dicionário de Epidemiologia de Oxford, a "Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde". Neste sentido, associar os estudos epidemiológicos ao levantamento e análise de dados sobre o processo saúde-doença é importante para se determinar estratégias que direcionem a tomada de decisões em saúde.

Considerando essas afirmações e os conteúdos estudados na disciplina de Epidemiologia e Bioestatística, analise a seguinte situação:

Um determinado pesquisador pretende analisar se há correlação entre a ingestão de álcool e o aumento na incidência de câncer de próstata na região sudeste do Brasil.

Com base nessas informações, responda:

1- Qual tipo de estudo epidemiológico o pesquisador poderia utilizar para determinar se há correlação entre a ingestão de álcool e o aumento na incidência de câncer de próstata na região sudeste do Brasil? Justifique sua resposta.
2- Identifique e classifique as variáveis utilizadas nesse estudo.
3- Quais hipóteses científicas o pesquisador pode formular a partir da situação exposta? Justifique sua resposta.
4- Caso o pesquisador encontre correlação positiva entre a ingestão de álcool e o aumento na incidência de câncer de próstata, essa correlação implica em causa e efeito (a ingestão de álcool causa câncer de próstata)? Justifique sua resposta

Respostas

respondido por: biamorais
0
1 - Ele poderia fazer um estudo observacional analítico do tipo tranversal, em que se buscar correlacionar duas variáveis, é um ótimo estudo para prevalência. Mas, seria ainda melhor um estudo observacional analítico de coorte, muito usado para estudo de incidência.

2 - As variáveis são "Ingestão de Álcool" e "Câncer de Próstata".

- A partir do estudo, o pesquisador pode definir se há correlação entre a ingestão de alcool e o desenvolvimento de câncer de próstata, além de se aprofundar acerca de outros fatores sociais e demográficos, como idade, peso, entre outros, para tentar definir se essa incidência é maior ou menor em alguns casos.

4 - Não, o consumo de álcool seria considerado um fator de risco, um agente causador do câncer, mas não exatamente o único responsável, não é tipo "a pessoa faz uso de álcool e VAI desenvolver o câncer" e sim que há relação de aumento de incidência.
Perguntas similares