• Matéria: Geografia
  • Autor: samuelsobreirap9yxfs
  • Perguntado 8 anos atrás

Acerca dos aspectos relacionados ao contexto econômico e político que justifica a construção, na década de 30 do século XX, de uma nova capital para o estado de Goiás, assinale a opção correta.

a)
Os primeiros registros do desejo de mudança da capital de Goiás datam da década de 30 do século passado, em decorrência da necessidade de promover o desenvolvimento econômico do estado.
b)
A mineração, atividade econômica que sustentava a cidade de Goiás no século XVIII, era suficientemente rentável para justificar a manutenção do seu status de capital do estado e a oposição ao projeto de transferência da capital na década de 30 do século passado.
c)
Em termos políticos, a construção de Goiânia insere-se na conjuntura da Revolução de 1930, que pretendia, entre outros objetivos, enfraquecer o poder das oligarquias regionais sobre as instâncias políticas e administrativas.
d)
A fundação da nova capital deveu-se a Pedro Ludovico Teixeira, agente do governo de Getúlio Vargas sem conexões políticas no estado, que conseguiu êxito no projeto graças à sua posição de interventor federal em Goiás.
e)
A necessidade de desenvolver a economia regional justificou a fundação da nova capital goiana, cujo urbanismo, entretanto, não superou o traçado barroco da arquitetura colonial, símbolo do atraso econômico.

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
6
Bom dia !


No ano de 1749 Goiás não tinha uma existência própria sendo que sua atual região era integrada por meio da Capitania de São Paulo.

A mineração era o único serviço pelo qual as pessoas podiam tirar meios para sua sobrevivência.

Sendo assim, além de apenas sobreviver, a região de Goiás pode crescer e se desenvolver. Transformando-se em uma Capitania cujo primeiro governante foi Conde dos Arcos. 


Porém, em meio aos anos que se passavam, a mineração foi deixando de ser a fonte principal, uma vez que as fontes de ouro se esgotaram. 

Alternativa correta : c
Perguntas similares