• Matéria: Filosofia
  • Autor: ketllemgatinhap60x86
  • Perguntado 8 anos atrás

Immanuel Kant (1724-1804) reconheceu a importância dos avanços das ciências naturais, em especial da física, que passou de um conhecimento meramente especulativo para se constituir em ciência. A metafísica, por sua vez, não obteve o mesmo sucesso, pois, continuando a ser especulativa, por mais que os sistemas fossem muito bem elaborados, suas verdades não eram indiscutíveis. Assim, Kant procura dar à metafísica a mesma consistência que possuíam outros campos do saber, fundamentados em juízos sintéticos a priori.Com base nas explicações e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que define a concepção kantiana de juízo sintético a priori. * 1 ponto A) São universais, necessários e ampliam o conhecimento. B) Não são universais e necessários, mas permitem ampliar o conhecimento. C) São universais e necessários, mas não permitem ampliar o conhecimento. D) Não são nem universais e nem necessários, portanto não permitem ampliar o conhecimento.

Respostas

respondido por: Danas
10

 

 

A resposta correta é a alternativa 1)

 

A concepção kantiana do juízo sintético está relacionada com diversos conhecimentos, que segundo Kant, são universais, necessários e são capazes de ampliar o conhecimento humano.

 

Segundo Kant, a razão possui três ideias que não constituem as ideias, porém as regulam, que são as ideias psicológicas, da alma; as ideias cosmológicas, ou seja, de todo o mundo e as ideias teológicas, de Deus.

 

Segundo Kant, são essas as ideias que compõem o pensamento sintético.

 

 

 

Perguntas similares