(PUCCAMP - adaptada) Leia o texto. Em 1499 retornavam a Lisboa, em momentos diferentes, as duas naus restantes da armada que, dois anos antes, partira rumo ao Índico em viagem de descoberta do caminho que levasse à Índia, local desejado por Portugal há quase meio século. (...) Definitivamente, as coisas nunca mais foram as mesmas, tanto para aquele pequeno reino português, na franja atlântica da Europa, quanto, em outras medidas, para o resto do continente europeu. Desta viagem, mas sobretudo do que se esperou dela e do que efetivamente se encontrou, restaram-nos alguns documentos epistolares, mas restou-nos também o Roteiro de uma viagem que levou os sonhos portugueses por “mares nunca dantes navegados”, e complementando o poeta Camões, “por terras nunca dantes palmilhadas”. VILARDAGA, J. C. Lastros de viagem. Expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554). São Paulo: Annablume, 2010. p. 27. Dentre os sonhos portugueses relacionados à descoberta de novas terras, certamente figurava o desejo de encontrar ouro em abundância. É correto afirmar que, ao longo da colonização do território brasileiro, o período em que Portugal mais lucrou com a exploração de minérios Escolha uma: a. iniciou-se com a descoberta de esmeraldas pelo bandeirante Fernão Dias Paes, em 1681, e se encerrou com a execução da derrama, por falta da arrecadação mínima de minérios, em 1776. b. estendeu-se por cerca de um século entre 1710 e 1810, fase em que vigorou o Sistema da Real Extração, por meio do qual a coroa portuguesa se apossou das minas e controlava integralmente a extração, a fundição e a exportação aurífera. c. foi o século XVII, quando da descoberta de metais preciosos na região de Minas Gerais e da criação da Estrada Real para o controle do escoamento da produção pelo Porto de Paraty. d. ocorreu ao longo do século XVIII, principalmente após a instituição de impostos como o quinto, perdurando até o declínio da extração do ouro de aluvião, nas últimas décadas desse mesmo século. e. limitou-se aos dez anos de intensa exploração do Arraial do Tijuco (atual Diamantina), área que foi isolada como Distrito e mantida sob o controle da Intendência dos Diamantes, no final do século XVII.
Respostas
respondido por:
17
Resposta letra D
O período de maior concentração de riqueza para Portugal, advindo da extração de ouro foi durante o século XVIII. Esse período de riqueza começa ainda nas primeiras década do século, por volta da década de 30.
Portugal, para conter o contrabando do ouro, instituiu vários impostos. O imposto mais importante era o quinto, que correspondia a 20% de toda a extração de ouro. A cobrança do imposto era realizada nas estradas que ligava as minas a São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Além de importo sobre o ouro, Portugal também cobrava impostos sobre outras coisa. cobrava sobre os homens livres e escravos, sobre os tecidos, ferramentas, produtos alimentícios e outros.
kamilatf134gmailcom:
qqqq
respondido por:
0
Resposta: Resposta letra D
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás