Leia o poema a seguir, de Roseana Murray, e responda às questões. Noite de São João Na noite de São João as estrelas pensam que são balões, e a lua em chamas se derrama na fogueira. Uma a uma, as bandeirinhas vão fugindo dos quadros do Volpi e enfeitando a cidade de todas as cores e assombros. Tem forró e casamento na roça, tem documento assinado pelo rei, moça bonita de vestido de chita, canjica, pé de moleque e quentão. Na noite de São João ninguém fica triste, ninguém fica sozinho, e a festa só acaba quando o sol volta do Japão. a) Substitua o verbo ter por haver. Como ficaram as orações? b) Conclua: Por que a autora do poema preferiu empregar o verbo ter nesses versos?
Respostas
respondido por:
15
a) A primeira oração onde aparece o verbo ter ficaria “Há forro e casamento”. A segunda oração " há documento assinado pelo rei”.
b) O emprego do verbo “ter” no lugar do verbo “haver” tem relação com o tema retratado nos versos, a festa caipira. O dialeto caipira é bem popular e carregado de significados e usos de termos que não tem muito apego à linguagem formal. A autora quis ser coerente com o tema empregado no seu poema, por isso, recorre ao dialeto que é comumente usado pelos caipiras.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás