Respostas
Olá!
Max
Weber (1864-1920) definiu ação social em sua obra “Economia e
sociedade”. Ela é entendida como aquela ação que é orientada em
relação ao outro, e só existe quando o indivíduo estabelece
comunicação com outro indivíduo.
Existem quatro tipos ideais de ação social:
1) ação social racional com relação a fins: o indivíduo pensa de forma racional visando um objetivo, seja ele de curto, médio ou longo prazo, e para isso utiliza os meios necessários para atingi-lo. Por exemplo: tornar-se médico. Para isso, ele precisa estudar, entrar numa faculdade e se formar.
2) ação social racional com relação a valores: não é o fim que orienta a ação, mas sim os valores e suas convicções pessoais, seja de ordem ética, religiosa, política ou estética. O indivíduo age de acordo com o que acredita ser correto. Por exemplo: ser contra o aborto.
3) ação social afetiva: a ação é orientada pelos sentimentos, pelas emoções dos indivíduos, tais como amor, vingança, inveja, raiva, etc. Aqui, a ação é irracional. Por exemplo: chorar em um funeral.
4) ação social tradicional: esta ação é movida pelos costumes ou hábitos que existem no dia a dia do indivíduo. Ele age de determinada forma porque sempre agiu assim. Também é uma ação irracional. Por exemplo: almoçar em família todos os domingos.
Dado este quatro tipos de ação social, cabe ao sociólogo compreender o sentido delas e encontrar os nexos causais que as determinam.
Espero ter ajudado! Bons estudos!