• Matéria: Psicologia
  • Autor: gauini
  • Perguntado 7 anos atrás

2. Como é a relação médico paciente no modelo biomédico e biopssicosocial

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
3
Olá!

modelo biomédico é a forma tradicional de se ver o processo saúde-doença. De acordo com esta perspectiva, o médico, assim como os outros profissionais de saúde, percebem o processo saúde-doença apenas a partir de um viés biológico, onde a saúde é encarada como mera ausência de doença e esta última como produto de agentes patogênicos.

Quando surgiram manifestações patológicas que não conseguiam ser explicadas pela biologia, o modelo biopsicossocial começou a ser pensado, ampliando o conceito de saúde-doença e permitindo que este fosse visto como um continuum, produto da interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais.

A diferença quanto a relação médico-paciente nestes dois modelos se dá, principalmente, pela forma como o sujeito é visto pelo profissional, uma vez que isto irá influenciar o curso do atendimento.

Enquanto o profissional de saúde que segue o modelo biomédico atenderá o paciente de uma forma que não valorizará o quanto as vivências e os saberes deste tem a contribuir para o tratamento e enfrentamento da doença, colocando o paciente em uma posição mais passiva frente à sua condição, o profissional que segue o modelo biopsicossocial terá uma visão holística daquela pessoa, buscando compreender todas as dimensões em que este está inserido.

Por exemplo, uma criança diabética que chega na emergência de um hospital porque teve uma festa na escola e ela acabou comendo o que não deveria. O médico biomédico irá reforçar a necessidade de se seguir a terapia medicamentosa e a dieta recomendada. 

Por outro lado, o médico biopsicossocial irá procurar conhecer um pouco mais sobre seu paciente tentando entender as questões sociais e psicológicas pelas quais ele passa.

Por que a criança comeu os doces mesmo sabendo que não deveria? Será que a dieta recomendada está se encaixando na rotina da família ou nas condições financeiras desta?Por que não está seguindo a dieta? Existe alguma forma de repensar os cuidados terapêuticos destinados ao paciente com ele e não para ele?

Espero ter ajudado!
Perguntas similares