Leia o texto abaixo e explique a importância da medição do tempo tanto para empregados quanto para empregadores.
"[...] A primeira geração de trabalhadores nas fábricas aprendeu com seus mestres a importância do tempo; a segunda geração formou os seus comitês em prol de menos tempo de trabalho no movimento pela jornada de dez horas; a terceira geração fez greves pelas horas extras ou pelo pagamento de um percentual adicional (1,5%) pelas horas trabalhadas fora do expediente. Eles tinham aceito as categorias de seus empregadores e aprendido a revidar os golpes dentro desses preceitos. Haviam aprendido muito bem a sua lição, a de que tempo é dinheiro."
Respostas
Olá,
O texto consiste em um pequeno trecho da obra do historiador marxista Edward Palmer Thompson. O mesmo trata sobre o tempo, disciplina de trabalho e o capitalismo industrial, abordando uma nova perspectiva na questão da dominação social.
A medição de tempo, tanto para empregados como para trabalhadores, traz uma noção diferente no processo de formação de uma sociedade capitalista, é como se os indivíduos tivessem um “relógio moral interno”, gerando uma concepção mais disciplinada de tempo, que se difunde nas fábricas, escolas e na vida das pessoas, reformando hábitos em todos as esferas da sociedade, mas principalmente no trabalho.
Desta maneira as pessoas passam a ser controladas pelo tempo e toda a ação social converte-se em “tempo é dinheiro” .
Espero ter ajudado!