Um cordel é do tamanho de uma folha A4 dobrada duas vezes ao meio. Como se trata de um tipo de literatura comercializo a preços populares, o miolo do cordel é feito de papel jornal, mais barato, e somente a capa é feita de um papel de melhor qualidade. II - Praticamente todos os cordéis apresentam na capa uma ilustração feita por xilogravura, que é uma técnica muito antiga de se reproduzir uma imagem. III - Como o cordel tem um apelo popular muito grande, os temas que surgem nesses textos são os que interessam de alguma maneira ao seu público leitor, ou seja, os temas escolhidos sempre visam entreter (distrair divertir), o leitor até o final da história, seja pela curiosidade, seja pela ironia, pelo humor... IV – Até a capa do cordel remete a um conteúdo engraçado, pois nesse gênero não há espaço para abordagens pesadas.
Respostas
respondido por:
5
Todas as alternativas
respondido por:
6
Todas as alternativas estão corretas.
A literatura de cordel é um gênero de poesia popular que se caracteriza por ter suas obras impressas em folhetos. Os desenhos são feitos no estilo de xilogravura. Surgiu no século 16, após a popularização do Renascimento. Quem escreve o cordel é chamado de cordelista.
Os textos de cordel geralmente possuem linguagem regionalista, pois apresentam a oralidade e a presença de elementos culturais. Suas principais raízes são a tradição popular e a linguagem coloquial. E normalmente, os temas abordados nesses textos são locais e regionais.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás