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O ponto de partida de sua teoria tem como gênese a concepção de Marx
acerca do desenvolvimento e funcionamento da sociedade capitalista,
composta pela dualidade contraditória entre classe dominante e classe
dominada, entre possuidores e despossuídos. A posse privada tanto da terra
como dos meios de produção da vida material (infraestrutura da sociedade)
tem, no plano da superestrutura ou da esfera ideológica e espiritual da
sociedade uma correspondência direta. Gramsci concorda com Marx que a
classe que detém o poder material também detém o poder ideológico ou das
ideias, e é exatamente este o nó que ele aproveitou para aprofundar e
desenvolver a sua teoria política.
Sua tese principal é que a superestrutura é a mantenedora das relações
de classe, e que essa dominação se efetiva pelos mecanismos de hegemonia
do Estado e da sociedade civil. Para superar essa hegemonia, seria necessário
desenvolver uma contra-hegemonia, o que pode ser conseguido se a classe
trabalhadora, incluindo os intelectuais socialistas, promoverem a criação e o desenvolvimento de uma nova cultura, em oposição à hegemonia burguesa.
Ou seja: a ênfase da transformação econômica e social recai na
superestrutura, tanto no campo dos valores e normas como na visão de
homem e de mundo.
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