De acordo com o capítulo “Mudança” responda o que se pede:
1-O ambiente atua sobre as personagens de forma violenta e decisiva,determinando suas atitudes e seu modo de ser. Caracterize os elementos doambiente, a partir do texto:
a)a terra: a planície, os caminhos, o rio, a lama.
b)A vegetação: a caatinga, os juazeiros, os galhos.
c)Os animais: os urubus, os bichos, as ossadas.
2-
Como o meioambiente age sobre as pessoa, no capítulo? Indique o que cadauma das personagens sente:
a)Fabiano ;
b)Sinhá Vitória;
c)O menino mais velho; o menino mais novo.
3-“O pirralho não se mexeu. Fabiano desejou matá-lo.” Esse desejo do vaqueironão se concretizou. Por quê? Isso tem alguma relação com os urubus e asossadas? Explique.
4-Que decisão Fabiano tomou? Sua mulher aprovou-a? Em que passagem docapítulovocê se apoiou para dar sua resposta?
5-A linguagem usada pelas personagens parece estar condicionada aoa
Respostas
Olá!!
Vamos as respostas:
1 - A) O rio é caracterizado como sendo seco, com apenas uma camada bem fina de água; Os caminhos são mostrados como ardentes e exaustivos; A lama seria basicamente quase areia; As Planícies possuíam uma cor avermelhada.
B) Os Galhos eram bastante ressecados e não tinham folhas; A Caatinga era de cor avermelhada com pontos brancos; Os Juazeiro era praticamente a única coisa com uma boa aparência.
C) As Ossadas estavam cheias de pintas brancas; Os Urubus sempre estavam prontos para devorar alguma carniça; Os Bichos sempre estavam desnutridos, pois não tinham uma boa alimentação.
2 - A) Fabiano é o personagem mais esquentado, sempre agindo de maneira bruta e que não sabe dialogar.
B) Dona Sinhá Vitória de certa forma era uma mulher submissa a seu esposo, acatando praticamente todas as decisões dele.
C) Tanto os meninos mais novos como os mais velhos possuem dificuldade de se comunicar por causa do seu pouco estudo, fazendo com que eles não conseguiam mostrar direito que as atitudes da mãe e do pai estão erradas.
3 - Sim, possui relação com os urubus e as ossadas. Pois mesmo que Fabiano fosse um brutamontes, naquela ocasião ele percebeu que não seria o correto largar seu filho naquela área, cheia de bichos esperando para devorar qualquer coisa.
4 - A decisão de matar "Baleia", que era a cachorra da família. Sim a mulher dele aprovou, podemos ver na seguinte frase: "Ela também tinha o coração pesado, mas resignava-se: naturalmente a decisão de Fabiano era necessária e justa. Pobre da Baleia."
5 - Podemos citar essa parte do livro, para exemplificar: “Não podia deixar de ser mudo... Ordinariamente a família falava pouco. E depois daquele desastre viviam todos calados, raramente soltavam palavras curtas”.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!