• Matéria: Português
  • Autor: lucascvianna
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto a seguir. Lorem Ipsum
Se latim é língua morta, quando morreu?
A queda do Império Romano do Ocidente, em 476, marca o início do fim do latim. A partir de então, a língua entrou em um processo de transformação. Até que o latim falado originou idiomas como francês, espanhol e o nosso português. Aliás, o latim ainda está aí na atividade. Junto ao italiano, outro de seus filhos, é a língua oficial do Vaticano - sempre ligado nas tendências. Disponível em: . Acesso em: 06/05/2014, às 14h38min (fins pedagógicos - adaptado). Com relação à última oração do texto (“[...] sempre ligado nas tendências”), podemos afirmar que é uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio. Sendo assim, seu desenvolvimento poderá ser
Escolha uma:
a. [...] é a língua oficial do Vaticano, porque sempre se liga nas tendências.
b. [...] é a língua oficial do Vaticano o qual sempre se liga nas tendências.
c. [...] é a língua oficial do Vaticano, cujo se liga nas tendências.
d. [...] é a língua oficial do Vaticano que sempre se liga nas tendências.
e. [...] é a língua oficial do Vaticano, que sempre se liga nas tendências.

Respostas

respondido por: brendaisis
0
Olá, bom dia!

Sabendo-se que o "cujo" é um pronome relativo somente utilizado quando estiver se referindo a algo que pertence a alguém, sabe-se que a alternativa que o cita não é correta. Já o uso de "o qual" é correto quando este se refere a algum substantivo. No caso acima, o "o qual" refere-se à língua italiano. Logo, esta seria a maneira correta de desenvolver a frase. 


 Ou seja, a alternativa correta compreende b. [...] é a língua oficial do Vaticano o qual sempre se liga nas tendências. Deve-se também enfatizar que "o qual" também pode ser substituído pelo "que".
Perguntas similares