No livro Sex and Temperament in Three Primitives Societies [Sexo e Temperamento em Três Sociedades Primitivas], de 1935, Margaret Mead descreve os comportamentos típicos de cada sexo em três culturas diferentes da Nova Guiné da seguinte maneira: ¿Numa delas (os Arapesh), homens e mulheres agiam como esperamos que mulheres ajam: de um suave modo parental e sensível; na segunda (os Mundugumor), ambos agiam como esperamos que os homens ajam: com bravia iniciativa; e na terceira (os Tchambuli), os homens agem segundo o nosso estereótipo para as mulheres, são fingidos, usam cachos e vão às compras, enquanto as mulheres são enérgicas, administradoras e parceiras desadornadas¿ (MEAD, M. Sexo e Temperamento, prefácio à edição de 1950). Sobre as conclusões dos estudos de Mead, considere as alternativas:
I. O pesquisador deve se afastar dos pressupostos de sua própria cultura sobre o papel do homem e da mulher na sua sociedade para entender a sociedade do outro.
II. Não são as condições climáticas, geomorfológicas ou hidrográficas de uma região que estruturam e determinam as práticas culturais de uma determinada sociedade.
III. O condicionamento cultural é de fundamental importância na definição de temperamentos e de papéis sociais de homens e mulheres nas diferentes sociedades.
IV. A distribuição anatômica dos sexos (homem e mulher) é o fator determinante dos temperamentos masculinos e femininos nas diferentes sociedades.
Estão incorretas:
a. IV, apenas.
b. I e IV.
c. II e III.
d. I, apenas.
e. III, apenas.
Respostas
respondido por:
3
|. O pesquisador deve se afastar dos pressupostos de sua própria cultura sobre o papel do homem e da mulher na sua sociedade para entender a sociedade do outro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás