• Matéria: Saúde
  • Autor: BrenoRamos8128
  • Perguntado 7 anos atrás

Todas as atividades exercidas pelo nosso organismo são dependentes da energia liberada à partir da quebra de ligações de fosfato de uma molécula energética conhecida por ATP (adenosina trifosfato). Observe o esquema. Resultado de imagem para quebra do atphttp://slideplayer.com.br/ Carboidratos são alimentos ricos em glicose, que ao ser quebrada gera muitas moléculas de ATP sendo alimentos de alto valor calórico. Sabendo que caloria é a quantidade de energia armazenada em cada grama de alimento e que uma pessoa que deseja emagrecer deve evitar comer doces, mas pode consumir frutas, apesar deste alimento também possuir carboidratos, a explicação ideal para esse fato é Aque o bolo apresenta além de carboidratos, gorduras que não são utilizadas para gerar ATP e sim, armazenadas no tecido adiposo fazendo com que o indivíduo engorde. Bque quanto maior a quantidade de glicose de um alimento maior a quantidade de ATP produzida e, consequentemente maior percentual energético. No caso, o doce apresenta uma quantidade maior desse carboidrato e por isso acaba tendo um valor calórico maior. Cque a fruta apresenta grande teor de água que não gera ATP, portanto, não atua como um alimento energético. Dque a glicose presente na fruta não gera ATP e, portanto, não coloca esse alimento na classificação de alimentos calóricos. Eque a pessoa acaba comendo o doce junto a um líquido e isso acaba por aumentar a quantidade de glicose, gerando mais ATP. Ambos, fruta e doce, apresentam o mesmo valor calórico.

Respostas

respondido por: nataliamarzola
2

Olá, a alternativa correta é a


B que quanto maior a quantidade de glicose de um alimento maior a quantidade de ATP produzida e, consequentemente maior percentual energético. No caso, o doce apresenta uma quantidade maior desse carboidrato e por isso acaba tendo um valor calórico maior.


A alternativa

C que a fruta apresenta grande teor de água que não gera ATP, portanto, não atua como um alimento energético.


Está, em parte, correta.

Pois a fruta apresenta um grande teor de água.

E a água não gera ATP.

Porém, ainda assim a fruta apresenta algum valor energético, mesmo que pouco.


Espero ter ajudado

respondido por: laura19252172
0

Resposta:

B

Explicação:

Quanto mais glicose apresenta o alimento, maior será a produção energética (ATP) pelo organismo, ou seja, como o doce apresenta muito açúcar, consequentemente, a energia gerada pelo doce será maior do que pela fruta, apesar desta também ter em sua composição carboidratos.

Perguntas similares