• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: jkdm
  • Perguntado 8 anos atrás

Para o entendimento da concepção de identidade, segundo Hall (2005), é necessário diferenciar três concepções de sujeito: o sujeito do iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno. O sujeito do iluminismo estava baseado na concepção do humano como indivíduo “totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação”, cujo centro consistia num núcleo interior, que emergia pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo – contínuo ou idêntico a ele – ao longo da existência do indivíduo. A noção de sujeito sociológico rompe com a visão anterior, visto que essa refletia a complexidade do mundo moderno e que o indivíduo não era auto-suficiente, mas sim, formado em contato com o outro. Assim, a identidade na concepção sociológica é formada na interação “entre o eu e a sociedade”, de modo que nessa concepção a identidade preenche o espaço interior e exterior entre o mundo pessoal e o mundo público. Já na concepção de sujeito pós-moderno, o indivíduo não tem uma identidade fixa e permanente, pois o sujeito assume identidades diferentes em momentos diferentes.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Editora DP&A, 2005.

Considerando as três concepções de identidade, associe as duas colunas, relacionando os tipos de sujeitos com a definição correta.

(1) Sujeito sociológico ( ) A identidade não é fixa e permanente.
(2) Sujeito do Iluminismo ( ) O indivíduo não é auto-suficiente, é formado no contato com o outro.
(3) Sujeito pós-moderno ( ) Indivíduo centrado, detentor das capacidades de razão.

A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3.

Alternativa 2:
2, 1, 3.

Alternativa 3:
3, 1, 2.

Alternativa 4:
2, 3, 1.

Alternativa 5:
1, 3, 2.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

Foi durante o período do iluminismo que o sujeito foi estabelecido como pouco mais que alguém que executava os princípios da razão, de modo que o sujeito iluminista é centrado (tanto em si mesmo como socialmente, sendo o foco das problemáticas sociais) e racional.


A sociologia passa a abordar o sujeito como um fenômeno que existe dentro de um corpo social que o afeta diretamente, sendo possível até mesmo explicar e prever algumas características do sujeito pela análise da sociedade na qual se insere, de modo que passamos a compreender o sujeito como formado pelo contato com o outro.


Já na pós-modernidade surgem as noções de identidade fluida, de modo que o sujeito será de diversos modos diferentes durante a existência, não sendo a atualização de uma essência fixa mas o resultado de experiências que sempre alteram o sujeito.


É correta a alternativa 3.

Perguntas similares