O planejamento normativo mostrou-se historicamente mais apropriado para as situações de poder concentrado, caso das economias socialistas e dos países em desenvolvimento de regimes militares. Nos Estados democráticos atuais, caracterizados por alta complexidade social resultante das situações de poder compartilhado, o método normativo encontra grandes dificuldades e tem se mostrado pouco apropriado. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013)

Respostas

respondido por: Matheusieti
11

Olá!



Bem, posso resolver seu problema da seguinte forma:



O planejamento normativo está ligado a um mecanismo que o campo administrativo obtém o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados.


Por isso, em alguns agrupamentos de atividades eles podem não funcionar corretamente, pois assume um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, fato que acaba indo na contramão dos mercados atuais esses que se mostram cada vez mais dinâmicos quanto as mudanças.


Porém, na estratégia normativa o planejador é visto como o principal agente de mudança, desconsiderando-se os fatores sociais e externos ao projeto.



Até mais!

Perguntas similares