• Matéria: Ed. Física
  • Autor: danianielly
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia atentamente a definição sobre crânio que segue: “O crânio é o esqueleto da cabeça. Uma série de ossos forma suas duas partes: neurocrânio e víscerocrânio” (MOORE, DALLEY e AGUR, 2010). MOORE, K. L.; DALLEY, A. F.; AGUR, A. M. R.; ARAÚJO, C. L. C. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Analise as afirmações abaixo sobre o esqueleto da cabeça: I - Os ossos do crânio podem ser pares ou ímpares e, após a cessação do crescimento corpóreo, quase não apresentam mobilidade. Todas as articulações do crânio ocorrem por meio de suturas. II - Os ossos, quando avaliados quanto ao comprimento, a largura e a espessura é possível agrupá-los em cinco tipos principais: longos ou tubulares, curtos, laminares ou planos, irregulares e sesamoides. III - Todos os ossos pneumáticos do corpo humano estão no crânio. Nesses ossos, as cavidades são revestidas por mucosa e chamadas de seios. IV - Entre os ossos do crânio de um recém-nascido existe espaços preenchidos com mesênquima não ossificado popularmente conhecidos como moleira. A função deste tecido mole é permitir flexibilidade e possibilidade de crescimento ao crânio do recém-nascido. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: IV, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II e III, apenas. Alternativa 4: III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II e III, apenas.

Respostas

respondido por: giovannazirondi
11

Olá,


Temos como correta a Alternativa 05, que nos expressa que as afirmações I, II e III, tem fundamentos precisos e coerentes.


No que diz acerca da estrutura óssea e corporal do crânio humano, todas as afirmações possuem embasamento e pautas em suas proposições, todavia, excede-se a quarta afirmação, principalmente no que tange acerca do mesênquima, haja vista que trata-se de um tecido embrionário e sua formulação se dá apenas no período de desenvolvimento do feto, de modo que forma todos os tecidos conjuntivos, bem como os tecidos musculares.


O Líquido Cefalorraquidiano é o elemento que preenche a distância entre o cérebro e o crânio.


Bons estudos!

Perguntas similares