Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta? ANitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Potássio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas. BNitrogênio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. CNitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular. DNitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos, glicídios e proteínas; Fósforo - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular; Potássio - É constituinte de proteínas. ENitrogênio - É constituinte de glicídios; Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas; Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
Respostas
Olá
O adubo inorgânico é o adubo de maior rapidez de absorção poes as plantas não absorvem elementos em formas orgânicas pois suam fisiologia é destinada a absorver os elementos na sua forma mineral.
O NPK é mais utilizado por tem uma necessidade na planta em maior quantidade por estarem presente em diversas estruturas e efetuarem varias funções, assim A resposta correta é a letra "C" que fala que:
Nitrogênio, é constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;
Fósforo, é constituinte de ácidos nucléicos;
Potássio, atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
Espero ter ajudado.
Resposta:
letra c) Nitrogênio - É constituinte de ácidos nucléicos e proteínas;
Fósforo - É constituinte de ácidos nucléicos;
Potássio - Atua no equilíbrio osmótico e na permeabilidade celular.
Explicação:
Nitrogênio (N) – elemento fundamental para a síntese de aminoácidos e nucleotídios, constituintes básicos das proteínas e dos ácidos nucleicos, respectivamente.
Fósforo (P) – íons fosfato (PO3 – 4 ) compõem os grupos fosfatos dos nucleotídios, unidades constituintes dos ácidos nucleicos.
Potássio (K) – íons potássio (K+) atuam na regulação do equilíbrio osmótico da célula, alterando a permeabilidade celular.