• Matéria: Pedagogia
  • Autor: MauraCoeho
  • Perguntado 8 anos atrás

Considere o excerto abaixo:

“Dar voz aos excluídos, tentando romper com a forma tradicional de ensinar História, ora na forma de tratar os conteúdos já existentes, ora procurando a construção de outros conhecimentos, mas sempre se posicionando contra a visão historicista de história" (RODRIGUES; AMARO, 2013, p. 19). RODRIGUES, I. C.; AMARO, H. S.

O papel do profissional de história na formação docente. In: MORELLI, A. J.; AMARO, H. S. (org). Metodologia e Prática de Ensino de História. Maringá: Eduem, 2013, p.13- 26.

O excerto em questão reflete as aflições no campo educacional, presentes em muitos discursos da década de 1980 no Brasil, sobretudo após o fim da Ditadura Militar.

De acordo com as discussões realizadas em torno desse contexto, analise as afirmações a seguir:

I – Após 1985, a Educação Brasileira passou por um processo de democratização da escola pública, que ambicionava mudanças significativas nos currículos da Educação Básica. Todavia, tais discussões não foram debatidas na esfera do Ensino Superior.

II – Este momento foi importante para o ensino de História, por representar uma ruptura com os modelos tradicionais de ensino, que priorizavam uma História linear, factual e memorística.

III – Mesmo com tantas discussões e propostas curriculares para a reestruturação da Educação Básica, o trabalho didático ficou limitado, devido, sobretudo, à falta de organização e à escassez de docentes que ministrassem a disciplina de História.

IV – Foi a partir da década de 1990, no âmbito dos debates entre liberais e conservadores, que a organização de uma nova política educacional aconteceu

Tal contexto também foi relevante para o amadurecimento da nova LDB de 1996. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas

1: I e II.

2: I e III.

3: I e IV.

4: II e III.

5: III e IV.

Respostas

respondido por: cesara7072
2

Eu respondi a Letra D, II e III corretas.


sandraemba: A correta alternativa D!
Perguntas similares