Da mesma forma como foi feito para o lobo-guará, na atividade anterior, descubra mais sobre uma espécie endêmica e ameaçada de extinção de cada um dos biomas brasileiros. Cite as fontes consultadas.
Respostas
Olá, tudo bem?
Espécie endêmica é o termo utilizado para designar a classe de espécimes vivos que são encontrados apenas em uma certa região geográfica devido a fatores que limitam sua migração, tal como as barreiras físicas. Um exemplo de barreira física são as condições climáticas que variam de uma região para a outra (NASSARO, 2001).
São seis os biomas brasileiros: a floresta amazônica, a mata atlântica, o cerrado, o pantanal, a caatinga e os pampas.
Floresta amazônica: um dos biomas brasileiros com a maior concentração de espécies endêmicas. Um exemplo de espécie endêmica deste bioma é a arara vermelha, um das aves simbolo da amazônia brasileira, Esta ave possui 90 cm de comprimento, pés curtos e fortes e se alimenta de frutas, principalmente o coco de muitas palmeiras. Distingue-se macho e fêmea pelo comprimento das penas do rabo, sendo que os casais de arara vermelha permanecem undos até o fim da vida (OLIVEIRA, 2003; PENSAMENTO VERDE, 2017).
Mata atlântica: uma das espécies endêmicas desta região é o mico-leão-dourado. É um primata, estampa a nota brasileira de 20 reais, é conhecido como o símbolo internacional da Mata Atlântica, vive nas baiadas litorâneas do Rio de Janeiro. Apenas 2% de seu habitat natural existe atualmente (BARRO, 2006).
Cerrado: onça pintada um mamífero carnívoro característico que corre risco de extinção devido a perda de seu habitat. Porém, o principal motivo de extinção desta espécie é a caça por fazendeiros da região. Se assemelha ao leopardo devido as suas machas na pele. Sua presença em um local é associado a presença de água, pois é um felino que gosta de nadar (GUEDES, 2015).
Pantanal: este bioma possui a arara-azul-grande como uma das espécies em extinção. Esta ave possui 1 metro de comprimento e pesa de 1 a 2 kg. Faz seus ninhos em lugares ocos de árvores e põe de 1 a 2 ovos. Vive de 30 a 40 anos e se alimenta de ementes e frutas (ONLINE EDITORA, 2016).
Caatinga: a onça parda é um dos principais espécimes em risco de extinção deste bioma. Também é conhecida como puma e suçuarana. Sua extinção se deve a destruição de seu habitat que reduz o número populacional de animais desta espécie. É um mamífero carnívoro com peso de até 72 kg e 1,55 metros de comprimento (UIEDA, 2003).
Pampas: pode-se citar como espécie em extinção o sapinho da barriga vermelha. É uma espécie pouco conhecida que habita os afloramentos rochosos do Pampa. Vive em ambientes de temperatura media e umidade baixa (QUADROS, 2017).
REFERÊNCIAS
BARROS, Ana Cristina. Biodiversidade : Para Comer , Vestir ou Passar no Cabelo ? . Peirópolis, 2006.
GUEDES, Maria Helena. As Onças Pintadas!. 2015.
PENSAMENTO VERDE. Conheça as espécies endêmicas da Amazônia brasileira. Redação Pensamento verde, 2017. Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-especies-endemicas-da-amazonia-brasileira/
NASSARO, Adilson Luís Franco. Animais silvestres e o propósito de extinção. FIG: Guarulhos, 2001.
OLIVEIRA, Roberto Gonçalves de. As aves-símbolos dos estados Brasileiros. AGE: Porto Alegre, 2003.
ONLINE EDITORA. Guia Animais - Pantanal e Amazônia. Online Editora, 2016.
UIEDA, Wilson. Flora e fauna: um dossiê ambiental. UNESP: 2003.
QUADROS, Mariane. As populações de anfíbios e répteis do estado são tema de pesquisa. UFRGS: 2017.