Um professor de Física que ministrava a primeira aula sobre Ondas dava exemplos de ondas eletromagnéticas. Ele dizia: “São exemplos de ondas eletromagnéticas as ondas de rádio, a luz, as ondas de radar, os raios X, os raios γ”. Um aluno entusiasmado completou a lista de exemplos, dizendo: “Raios α, raios β e raios catódicos”.
Respostas
Os três exemplos citados pelo professor estão certos e os três citados pelo aluno estão errados. Raios alfa, beta e catódicos não são ondas eletromagnéticas e sim partículas que possuem cargas elétricas, podendo ser desviadas por campos eletromagnéticos. Espero ter ajudado!!
A afirmação do professor de que ondas de rádio, luz, ondas de radar, raios X e raios gama são um tipo de ondas eletromagnéticas está correta. Porém, o aluno errou, raios α, raios β e raios catódicos são partículas.
Ondas eletromagnéticas
Ondas eletromagnéticas são ondas geradas de oscilações de campos elétricos e campos magnéticos. Elas são ondas que se propagam no vácuo na velocidade da luz e são do tipo tridimensional e transversal. Além disso, existem 7 tipos de ondas eletromagnéticas, com frequências diferentes e que combinadas fazem parte do espectro eletromagnético:
- ondas de rádio;
- micro-ondas;
- infravermelho;
- luz visível;
- ultravioleta;
- raios x;
- raios gama.
Então, a afirmação do professor de que ondas de rádio, luz, ondas de radar, raios X e raios gama são exemplos de ondas eletromagnéticas está correta.
Porém, a afirmação do aluno dizendo que raios alfa, raios beta e raios catódicos está errada, pois os raios alfa são partículas compostos por prótons e nêutrons e os raios beta e os raios catódicos são elétrons.
Saiba mais sobre ondas eletromagnéticas em:
https://brainly.com.br/tarefa/53556387
#SPJ2