14.Durante a divisão celular, a “leitura" das sequências de genes é interrompida e só retomada após a divisão. Por que isso ocorre, isto é, que processo está relacionado a essa interrupção na atividade do núcleo?
Respostas
Olá!
Cada molécula de DNA que se tornará um cromossomo quando atingir seu grau máximo de condensação, ao passar pela fase S, é duplicada e, portanto, cada cromossomo passa a ter duas cromátides.
Cada célula-filha na mitose deve ter a mesma inofrmação genética que a célula que originou a célula-tronco (tanto como informação quanto em número de cromossomos).
A interface do ciclo celular compreende G1, S e G2. Tanto no G1 quanto no G2 da interface são os estágios em que o DNA ou a cromatina estão ativos, ou seja, ocorre transcrição e tradução de proteínas. Então, ao entrar na divisão celular, a cromatina se torna inativa porque aumenta seu grau de condensação.
Assim a “leitura" das sequências de genes é interrompida porque para que seja possivel a transcrição, é necessário que o DNA não esteja condensado, porque se necessita espaço entre a dupla cadeia para formar o RNA.