O meio iônico intracelular, isto é, a composição de íons e água no interior das células, é completamente diferente do meio extracelular. Por exemplo: o íon sódio (Na+) é cerca de 14 vezes mais abundante no meio extracelular do que dentro da célula. Com o íon potássio (K+), dá-se o inverso: é cerca de 56 vezes mais abundante no espaço intracelular do que fora da célula. O íon cálcio (Ca++), por sua vez, é cerca de 50.000 vezes mais concentrado numa fibra muscular que no meio extracelular que a rodeia”. (Ciência hoje. v.4, n. 21) As diferenças de concentração dos íons K+ e Ca++ nos meios intracelular e extracelular é mantida por:
Respostas
Olá!
A diferença de concentração destes íons é mantida por transporte ativo.
O transporte ativo é um tipo de transporte de íons em que o este é levado de um local em que está menos concentrado para um local de maior concentração, gastando a energia proveniente da quebra das moléculas de ATP.
A bomba de sódio-potássio é um típico exemplo de transporte ativo, em que os íons de sódio (Na+) são expulsos do meio intracelular, onde estão em menor concentração, para o exterior da célula. Ao mesmo tempo, íons potássio (K+) que possuem gradiente menor de concentração no exterior da célula são bombeados para o interior, com concentração maior.
Esta diferença de concentração mantida pelo transporte ativo é crucial para o potencial de ação.
Resposta:
Transporte Ativo
Explicação:
As concentrações são mantidas por transporte ativo, um tipo que ocorre contra o gradiente de concentração.