1. A Filosofia não pode ser vista a partir de: “eu acho que”, ou, “eu gosto de”. Isso seria pesquisa de opinião e, Filosofia não é pesquisa de opinião, não pode ser confundida com pesquisa de mercado para conhecer preferências. Logo, é essencial uma definição que apresente clareza e discernimento. Assinale a alternativa que melhor define Filosofia ( CORRETA). Escolha uma: Ocupa-se das condições e princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro deste da origem e percorrendo toda trajetória. Assim, a Filosofia se encontra em uma condição que se equivale ao conhecimento científico, já que ambos ensejam a racionalidade. Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. Ocupa-se das condições e princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito. Esforço racional para conceber o Universo como totalidade ordenada e dotada de sentido. Distingue e até opõe a Filosofia da religião, dando à Filosofia a tarefa de explicar e compreender o Universo como totalidade. Sabedoria de vida a partir de uma identificação com a vida moral, e como a moral é um campo estudado pela Filosofia, está claro que o que é ou faz a Filosofia. Visão de mundo de um povo, civilização, cultura. Apesar de ser uma definição vaga e geral, é relevante, pois, distingui Filosofia e religião, Filosofia e arte, Filosofia e ciência com clareza e discernimento.
Respostas
A pergunta não foi formatada corretamente, de modo que responderei de acordo com o que me parecem ser as alternativas.
As alternativas são:
A - Ocupa-se das condições e princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro deste da origem e percorrendo toda trajetória. Assim, a Filosofia se encontra em uma condição que se equivale ao conhecimento científico, já que ambos ensejam a racionalidade.
B - Ocupa-se das condições e princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito.
C - Esforço racional para conceber o Universo como totalidade ordenada e dotada de sentido. Distingue e até opõe a Filosofia da religião, dando à Filosofia a tarefa de explicar e compreender o Universo como totalidade.
D - Sabedoria de vida a partir de uma identificação com a vida moral, e como a moral é um campo estudado pela Filosofia, está claro que o que é ou faz a Filosofia.
E - Visão de mundo de um povo, civilização, cultura. Apesar de ser uma definição vaga e geral, é relevante, pois, distingui Filosofia e religião, Filosofia e arte, Filosofia e ciência com clareza e discernimento.
A alternativa A é falsa, pois a Filosofia e a Ciência são formas de conhecimento que não se equivalem, tendo objetos e métodos diferentes.
A alternativa B é a alternativa verdadeira, pois abrange os diversos objetivos e métodos filosóficos, um tipo de investigação racional que busca explicitar os fundamentos da realidade.
A alternativa C é falsa, pois o objetivo da filosofia não é mais explicar o mundo como uma totalidade dotada de sentido, posto que há filósofos irracionalistas.
A alternativa D é falsa e equivale a uma definição de senso comum da filosofia, que não compreende as suas especificidades.
A alternativa E também é falsa, pois filosofia é um método de compreender e explicar o mundo, algo muito mais complexo que uma simples interpretação - uma visão - do mundo.