Estabelecer relações com a Natureza fez parte das estratégias de sobrevivência dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organização. Para os povos caçadores e coletores, foi fundamental observar a dinâmica das estações do ano e conhecer o ciclo reprodutivo da natureza. Para os povos navegadores e, predominantemente, pescadores, conhecer a direção e a dinâmica dos ventos, o movimento das marés e as correntes marítimas eram condições de existência. Para os primeiros povos agricultores, foi essencial conhecer as variações climáticas e a alternância entre período seco e período chuvoso. Esses conhecimentos permitiram às sociedades se relacionarem com a Natureza e modificá-la em benefício próprio (SOUZA, 2017, p. 7.)
SOUZA, Roberson M. Natureza e Sociedade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Analisando o fragmento do exposto acima, conclui-se que:
Alternativas
Alternativa 1:
A sociedade primitiva dependia muito pouco da natureza.
Alternativa 2:
O espaço é dinâmico, sendo dependente de fatores físicos e sociais.
Alternativa 3:
Não existe nenhuma comprovação que a sociedade depende da natureza.
Alternativa 4:
A complexidade da sociedade atual pouco tem alterado o ritmo natural da paisagem.
Alternativa 5:
Para os povos navegadores foi fundamental observar a dinâmica das estações do ano e conhecer o ciclo reprodutivo da natureza.
Respostas
respondido por:
3
A alternativa correta é a 5.
Conforme depreende-se da leitura do texto, os povos primitivos dependiam bastante dos ciclos da natureza e de seu conhecimento. Era preciso ter domínio de suas dinâmicas, para que, posteriormente, fosse possível modificar o espaço natural.
Também era preciso reconhecer os ciclos reprodutivos da natureza, regulando quando haveria mais fartura, quando as colheitas seriam realizadas, entre outros.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás